domingo, maio 07, 2023

TRONDHEIM - NORUEGA


(Lisboa) Trondheim, Noruega, é a quarta maior cidade do país, depois de Oslo, Bergen e Stavanger. Tem uma população aproximada de duzentas mil pessoas. A moeda é a coroa norueguesa e neste momento em que vos escrevo, um euro vale 11 coroas norueguesas (NOK). O país já referendou a entrada duas vezes, em 1972 e em 1994, e não faz parte da União Europeia. Entrou na NATO em 1949. A hora oficial é apenas mais uma hora do que no Funchal ou Lisboa. Eles devem ter um sítio na internet com o endereço visitnorway (e têm mesmo) e depois um ponto e o domínio deles. Toda a gente tem um endereço desses hoje em dia e devem fazer publicidade em televisões internacionais com algum slogan que fica na cabeça durante algum tempo. As fichas de eletricidade são semelhantes às nossas e a voltagem é igual logo, não são necessários adaptadores. O número de emergência é o 113. Vivem cerca de 9 mil portugueses na Noruega e cerca de mil noruegueses em Portugal. O IVA, taxa normal, é 25%, por isso não se queixem! Existem outras taxas para produtos alimentares e transportes/cultura/alojamento no valor de 15% e 12% respetivamente.


  • O AEROPORTO

Muita gente entra em Tromdheim por aqui. Quando se fala em países para viajar fora da União Europeia fala-se de passaporte, e sobre isto é preciso ter em atenção, o passaporte tem de estar válido por seis meses depois da data de regresso. Não encontro voos directos da Madeira para cá, nem de outras partes de Portugal. Em relação a Oslo parece haver quatro ligações com Portugal, há voos directos para Lisboa, Porto, Faro e Madeira. Na Noruega todos os aeroportos anunciam ter wifi gratuita. Nos voos de ligação domésticos é preciso ter alguma atenção. Se chegar à Noruega por uma companhia aérea diferente da SAS, Norwegian, Wideroe ou Emirates e tiver como voo de ligação doméstico, tem de apanhar a sua bagagem e fazer outra vez todo o controlo de bagagem que já fez no aeroporto de partida inicial. Chato não é? Mas é assim mesmo.


  • A TELEVISÃO NA NORUEGA

Nos anos noventa eu lembro-me de captar um canal norueguês por satélite. Era a TV Norge e dava para ver filmes e séries por lá porque eles não dobravam em norueguês, colocavam legendas, como era e é habitual por cá, em Portugal. Uma viagem rápida pelos canais comprova isso mesmo, legendas e o som na língua original, o que ajuda.


  • OPERADORES MÓVEIS NA NORUEGA

Na Noruega existem 3 operadores móveis (Telenor, Telia e Ice). A maior é a Telenor, detida em mais de 50% pelo estado norueguês. A Telia é uma empresa sueca cujo estado (suéco) tem 39,5%. A terceira é a Ice.


  • ALGUNS SÍTIOS INTERESSANTES PARA VISITAR
Nidarosdomen - Trondheim

Nidarosdomen


Kristiansten Festning - Trondheim

Kristiansten Festning


Gamle Bybro - Trondheim

Gamle Bybro


Trondheimslarinj


Referências:

(1) - https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_urban_areas_in_Norway_by_population (em março de 2023)

(2) - https://en.wikipedia.org/wiki/Trondheim (em março de 2023)

(3) - https://www.visitnorway.com/places-to-go/trondelag/trondheim/ (em março de 2023)

(4) - https://norway.nordicvisitor.com/travel-guide/information/electricity/ (em março de 2023)

(5) - https://www.telenor.com/about/corporate-governance/telenors-share-and-shareholders/ (em abril de 2023)

(6) - https://www.ssb.no/en/befolkning/artikler-og-publikasjoner/this-is-norway-2020 (em abril de 2023)

(7) - https://avinor.no/en/airport/trondheim-airport/ (em abril de 2023)

(8) - https://www.teliacompany.com/en/investors/share-related-information/shareholdings/ (em abril de 2023)

(9) - https://bomdia.eu/os-portugueses-na-noruega/ (em abril de 2023)

(10) - https://www.gee.gov.pt/pt/lista-publicacoes/estatisticas-de-imigrantes-em-portugal-por-nacionalidade/paises/Noruega/3807-populacao-estrangeira-com-estatuto-legal-de-residente-em-portugal-noruega/file (em abril de 2023)

(11) - https://myaicep.portugalexporta.com/mercados-internacionais/sj/noruega?setorProduto=-1 (em abril de 2023)

(12) - https://www.royalcourt.no/ (em abril de 2023)

(13) - https://taxsummaries.pwc.com/norway (em abril de 2023)

(14) - https://avinor.no/en/airport/oslo-airport/plan-your-trip/transfer/domestic-transfer (em abril de 2023)

(15) - https://www.skatteetaten.no/en/rates/value-added-tax/ (em abril de 2023)


Sem comentários: