domingo, abril 16, 2023

JÚPITER

SATURNO, JÚPITER, CALISTO, GANYMEDE, IO E EUROPA

 (Lisboa) Esta não foi a primeira vez que consegui fotografar as luas de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. A primeira vez talvez tenha sido aqui: https://funchal.blogspot.com/2017/05/as-luas-de-jupiter.html. Era 2020, o ano da pandemia e foi na Madeira, em dezembro. Conseguimos viajar depois de nos testarem. Depois ficámos a responder ao inquérito todos os dias. Enquanto não se pode sair de casa pode-se fazer algumas coisas, como olhar o céu e foi isso que fiz.

Na imagem o quê que se vê? Veem-se dois objetos mais brilhantes, um meio oval e mais pequeno e outro bem maior e circular. O objeto oval é Saturno e ficou oval por causa dos seus anéis mas a fotografia não apresenta qualidade suficiente para os distinguir. O outro objeto maior, mais brilhante e circular, é Júpiter. Depois há quatro pontinhos mais ou menos alinhados num eixo que atravessa o maior planeta e são esses pontinhos as suas luas. Não são as únicas luas de Júpiter, ao todo são 95 satélites naturais em torno dele. A maior parte delas descobertas já na viragem para este século e nos anos que se seguiram. Estas são as luas que Galileu viu no seu telescópio e foram os primeiros satélites naturais a serem observados em torno de outro planeta. Da esquerda para a direita temos Calisto, Ganymede, Io e Europa.

Esta semana que passou a ESA enviou a JUICE para explorar o planeta gigante e as suas luas. É uma viagem prevista de oito anos e embora seja a primeira missão da ESA a Júpiter e às suas luas este destino já foi explorado por outras missões no passado. Nos anos setenta do século XX as Pioneer e as Voyager passaram por perto mas tinham outro destino. A primeira missão com destino a Júpiter foi lançada em 1989 e teve o nome de Galileo. A sonda Ulysses também passou por lá mas mais uma vez o objetivo principal não era o maior planeta do sistema solar. A  Cassini–Huygens com destino a Saturno também andou por lá. A New Horizons rumo a Plutão também se aproximou. A Juno chegou a Júpiter em 2016, depois de ter sido lançada em 2011 e finalmente a JUICE vai a caminho.

Referências:

(1) - https://en.wikipedia.org/wiki/Moons_of_Jupiter (em abril de 2023) 

(2) - https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_missions_to_the_outer_planets (em abril de 2023)

(3) - https://www.nasa.gov/pdf/168024main_011607_JupiterPressKit.pdf (em abril de 2023)

Sem comentários: