terça-feira, julho 12, 2011

UM MUNDO ANÓNIMO

(Newbury, Reino Unido, 51ºN 1ºO) Sabe o nome de quem lhe serviu o café hoje? O nome do carteiro? O nome do seu vizinho. Sabe? Aposto que não. Quem me preparou o quarto ontem foi uma pessoa chamada Charlotte. Simpática esta maneira do hotel homenagear o trabalho feito por uma das suas trabalhadoras ou como agora se chamam, colaboradoras. O tema colaborador daria para escrever muita coisa. Já foram ver ao dicionário o que significa colaborador? Não interessa para agora. Interessa que é muito bom chamarem-nos pelo nome e usarmos os nomes para nos referirmos uns aos outros. Essa coisa de colega para cá e colega para lá faz-me lembrar os pais que se referem aos seus filhos como "o menino". Tem nome, usem-no. Não é o menino é o João, o Paulo, o António ou se forem pobres armados em ricos também podem chamar Martim, Dinis ou Bernardo.

Aquela pessoa que me serve a refeição no restaurante tem nome, o tipo que me coloca gasolina no carro também, quem me vende o jornal também. Vou continuar sem saber o seu nome mas vou lembrar-me que tem.

No cartão está escrito: o seu quarto foi especialmente preparado para si por.

Sem comentários: