segunda-feira, janeiro 07, 2008

POSTAIS DE SÃO PAULO - O BOTECO

BOTECO
(São Paulo, calor) Sinto que tenho batido muito em São Paulo. Posso até estar a dizer indirectamente às pessoas para não virem para cá. Não é essa a ideia. Nunca fui maltratado aqui mas tenho ouvido e visto muita coisa.

O que não falta em qualquer rua é o boteco. O boteco é um barzinho, alguns são garagens em que o dono meteu um balcão e umas cadeirinhas de plástico na rua. Sim o verdadeiro boteco tem cadeiras no passeio ou calçada, tem homens de chinelos e calções a discutir sobre futebol e os problemas dos passeios. Sim é igual às novelas ou melhor seria dizer que as novelas são iguais às ruas.

Neste que vos mostro não existem personagens, está vazio. Mas na outra esquina estavam uns marmanjos a jogar sinuca como se diz por aqui, bilhar em Portugal.

Os botecos são parte não só de São Paulo mas também de todo o Brasil assim como as Brasílias, os GOL, os fuscas, os orelhões, as combis, os churrascos por tudo e por nada, a fruta variada e barata, as pizzas. Sim as pizzas. As pizzas não são italianas, são de São Paulo. Tudo é pizzaria por aqui, tudo.

Sem comentários: