domingo, março 14, 2021

DRENAR OS OCEANOS

(Lisboa) O National Geographic tem um documentário muito interessante. Na verdade tem vários mas um particularmente me fascina, nos últimos tempos. Chama-se Drenar os Oceanos, na sua versão em português. O que fazem é graficamente mostrar como seria se a água do mar desaparecesse toda nessa zona do globo, pondo a nu o que está no fundo do mar. Imaginem o que seria se fizessem isso na zona da Madeira. Não há nenhum episódio da série dedicado à Região que eu saiba mas quem sabe não se lembram de o fazer um dia. Talvez fosse possível descobrir o CS-THB, desaparecido a 9 de novembro de 1958. Lembro-me de ler um texto no site Aprender Madeira que me fascinou. O título do texto é topografia marinha, está cá em baixo nos links referência, como (2). O texto fala das ilhas como um ciclo: nascem, crescem e depois começam a se desmantelar e acabam por desaparecer nos oceanos, por erosão. A escala de tempo deste fenómeno ultrapassa em muito a nossa existência mas é certo que um dia a Madeira deixará de existir. Aliás é tudo uma questão de escala de tempo, porque também um dia este planeta deixará de existir se num futuro muito longínquo for engolido pelo Sol, em final de vida. O que me apercebi lendo os textos sobre o assunto é que vivi muitos anos no topo de uma grande montanha marítima.

PORTO Do FUNCHAL

Referências:

(1) - https://en.wikipedia.org/wiki/Amp%C3%A8re_Seamount

(2) - http://aprenderamadeira.net/article/topografia-marinha

(3) - https://second.wiki/wiki/artop-flug_531 

Sem comentários: