quinta-feira, abril 09, 2020

CANIÇAL

CANIÇAL - ILHA DA MADEIRA

(Lisboa) O Caniçal é a freguesia mais a Este da Ilha da Madeira. Quando era pequeno, de vez em quando, traziam-me aqui. Vínhamos ver a Baía d'Abra. Sentávamos nos bancos de madeira e cimento e olhávamos a enseada que salvo erro já tinha gaiolas no mar, onde se faz criação de peixe. A Ponta de São Lourenço é bem visível, não na imagem, a Ponta de São Lourenço fica do lado contrário. Naquela altura uma viagem aos extremos da ilha era uma viagem longa, não tão longa como já tinha sido uns anos antes mas ainda assim mais longa do que é actualmente. Hoje as vias rápidas encurtam muito as deslocações quer para oeste quer para leste do Funchal. Quanto tempo demorará uma viagem desde o Funchal até aqui? Uma meia hora, talvez, nos dias de hoje. O Caniçal destaca-se da Ilha pela sua paisagem talvez sendo mais parecido com o Porto Santo, pela sua aparente maior secura dos terrenos não tão verdes como no resto da Madeira. Por estes dias os passeios, se não são proibidos são pouco recomendados. Estamos na semana da Páscoa de 2020. Estou em casa há um mês, só saio para o essencial: por o lixo, compras de comida e corridas para manter o corpo são. Há locais na Europa onde as restrições são bem mais apertadas que em Portugal. Não dá para fugir para sítio nenhum pois a covid-19 está em todo o lado e o mundo todo está parado. Os aeroportos portugueses vão fechar no fim de semana e as deslocações entre municípios estão proibidas nesta altura de férias. Estamos em estado de emergência em todo o país desde há umas semanas. Agora que fiquei a pensar um pouco mais nesta freguesia descobri um sítio onde ainda não fui. Desde a sua abertura ao público, no dia 28 de maio de 1990, uma segunda-feira do terceiro período em que eu provavelmente estaria nos Salesianos a ter aulas de inglês com a miss Cassiano, ou talvez não. Talvez uma aula de matemática com a professora Maria do Carmo. O tempo passou e eu esqueci-me da maior parte do nome dos meus antigos professores. Quem me dava português nessa altura era o Sr Fraga. As aulas de Educação Musical em que eu tinha medo da professora. Ela ficava babada para o filho da professora de matemática que estava na minha turma mas tratava os outros todos muito mal. Nesse dia já remoto do século passado abriu o Museu da Baleia, no Caniçal. É um dos sítios que vou por na minha agenda para ir quando toda esta tempestade passar e podermos sair de casa outra vez.

Referências:
(1) - https://pt.wikipedia.org/wiki/Cani%C3%A7al 
(2) - https://www.museudabaleia.org/pt/ 

Sem comentários: