quarta-feira, janeiro 01, 2020

LABOR OMNIA VINCIT

ESCOLA DA CARREIRA - FUNCHAL

(Funchal) Labor omnia vincit era a frase favorita do meu antigo professor primário, o professor Brás. O trabalho vence tudo, é o que significa. Em quatro anos apenas me lembro do Professor Brás faltar uma vez e creio ter sido por doença. Nesse dia todos os alunos regressaram às suas casas menos dois, eu e a Maria da Luz. Fomos para a turma do Professor Barreto. O Professor Barreto tinha fama de ser muito duro. No último andar as duas salas eram juntas, a sala do Professor Barreto era uma espécie de sótão, era preciso subir umas escadas e o acesso era ao pé da porta da minha sala. De vez em quando ouviam-se berros da sala dele, metia medo. Só queria não levar com um desses berros mas nesse dia em que eu e a Maria da Luz fomos adotados pela turma dele tínhamos um estatuto diferente. Não estávamos sujeitos às suas perguntas, podíamos fazer desenhos e estar à vontade. A Escola da Carreira já não deve funcionar como escola primária mas o edifício onde fiz da primeira à quarta classe continua lá. Hoje sem trânsito automóvel nessa parte da rua com o mesmo nome, no centro do Funchal, nesse troço os passeios dos dois lados expandiram-se e engoliram a via dos carros. Não aparece na lista de escolas do concelho, na página da Secretaria Regional da Educação (1). Já na altura, quando a frequentei, o edifício era velho. O piso era em soalho e rangia e folgava quando se caminhava pelas tábuas. Há uns tempos descobri um vídeo no YouTube com imagens de 1994 (2). O vídeo mostra algumas salas de aula em 1994 que já teriam mesas um pouco mais novas que as minhas nos anos que lá passei. Mostra, entre outras coisas, o pátio do recreio que me parece igual ao que tive e o acesso à sala de música.

Uns dias despois de escrever as linhas iniciais descobri que o edifício da antiga escola se encontra à venda.

Referências:
(1) - http://escolas.madeira-edu.pt/EscolasdaRAM/tabid/11869/Default.aspx
(2) - https://www.youtube.com/watch?v=fcdiugHoDeo

Sem comentários: