quinta-feira, outubro 04, 2018

EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

(Lisboa) Está escrito no Volume 4 da Enciclopédia Visum de 1974 o seguinte sobre a entrada que é o título do texto de hoje, Conjunto de cinco Estados, com 83600 km2 de superfície e 180000 habitantes. Federação recentemente formada, com a capital em Dubai ou Abu Dhabi. O regime político é o emirado. A unidade monetária são o real e o dinar, a língua, o árabe, e a religião é a muçulmana. As principais fontes económicas são o petróleo, as pérolas e o peixe seco.

Isto para mim foi uma viagem no tempo, no tempo em que as enciclopédias eram só em papel, em que se sentia o cheiro desse papel, em que a informação ainda não se media em Bytes e não brotava de tudo quanto é sítio. No dia de hoje, em que devo chegar a este país, o que está escrito na Wikipédia sobre a mesma entrada deve ser um pouco diferente. Passaram-se 44 anos desde que a Visum foi para o prelo. Uma das coisas que se mantêm na data em que vos escrevo estas linhas e não garantidamente na data em que este texto vai para o ar, é a superfície que parece continuar a ser 83600km2, na versão em inglês da Wikipédia sobre os Emirados Árabes Unidos.

A primeira vez que ouvi falar neste país deve ter sido no Mundial de Futebol de 1990, em Itália. A única vez em que participaram na fase final desta competição. Os jogos passavam quase todos na televisão aberta e estas nações exóticas ficavam na memória mais facilmente, ainda mais que eu era uma criança na altura.

O leitor pode conhecer pessoas que trabalhem por aqui, portugueses em geral e madeirenses em particular. Estamos em todo o lado e estaremos nestas terras árabes com toda a certeza. Mas o que perguntei ao Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações não foi isso, foi se existem negócios madeirenses por cá. Um restaurante, um hotel, uma start-up tecnológica, um taxista, uma modelo, um arquitecto, qualquer coisa que esteja cá fundeado mas que tenha raízes na Madeira.

Referências:
(1) - https://en.wikipedia.org/wiki/United_Arab_Emirates

Sem comentários: