segunda-feira, março 26, 2018

A BALEIA, PARTE II

CAMPO DA BARCA - FUNCHAL

(Lisboa) No dia 28 de fevereiro viram a cauda da baleia, hoje publico o que estava do outro lado da janela. Este mural da autoria de Marcus Milewski está localizado num lugar que já não é bem Campo da Barca mas pode ser identificado como tal. Fica no extremo este do túnel da rua Alferes Veiga Pestana. No Mapas do Google, o túnel é identificado como sendo rua Alferes Veiga Pestana mas no sítio da Câmara Municipal do Funchal este túnel pertence à Via 25 de Abril. A Via 25 de Abril é a antiga Cota 40. Há sítios e momentos que nos ficam na memória para sempre, se é que o para sempre existe para um ser humano. Foi na entrada deste túnel, do lado do Campo da Barca que eu, regressando de mais um dia de aulas nos Salesianos, há muitos muitos anos atrás, encontrei uma senhora visivelmente atrapalhada carregando dois sacos brancos de laranjas. Ou seriam pretos os sacos? Não me lembro bem mas acho que eram brancos e como escrevi passaram mesmo muitos anos desde esse dia. Soltava resmungos de cansaço. Ofereci-me para lhe levar um dos sacos pelo túnel. No final deu-me uma laranja. Sempre que passo aqui ou quase sempre lembro-me desse pequeno episódio da minha vida.

Referências:
(1) - http://www.cm-funchal.pt/pt/not%C3%ADciaspt/319-via-25-de-abril.html

Sem comentários: