quarta-feira, abril 05, 2017

BUGIO

ILHAS DESERTAS - BUGIO

(Lisboa) Este é o Bugio, um dos ilhéus das Ilhas Desertas. Foi em tempos a verdadeira Ponta de São Lourenço da Ilha da Madeira (1).
No Elucidário Madeirense e sobre esta ilha conta-nos o seguinte.

É uma das três Desertas e uma das cinco ilhas que compõem o arquipélago da Madeira. O seu nome deriva, diz o Dic. Univ. Port. II., da circunstancia de se parecer com o macaco a que se dá esse nome; tem de comprimento cinco milhas ou pouco mais de nove quilómetros por meia milha ou 926 metros na sua maior largura; termina ao sul pela Ponta da Agulha, que é um dos pontos extremos do arquipélago; é de rochas altas e quasi inacessível mas de bons pastos. O pico mais alto do Bugio está a 411 metros acima do nível do mar.

O Bugio é inculto, não tem águas nem casa alguma, e produz papoilas, trevina, marroios e outras ervas, algumas das quais são forraginosas. No alto da ilha e perto da extremidade sul, acham se algumas conchas fosseis, e nas rochas marítimas encontra se o raríssimo Chrysanthemum haematomma, composta peculiar, notável pelos seus lindos capítulos com as flores do disco purpureo negras e as marginais brancas ou rosadas.

Segundo se vê dos registos da Conservatória da Comarca do Funchal, o Bugio pertencia em 3 de Outubro de 1867 a João de Vasconcelos de Sousa Câmara Caminha Faro e Veiga, marquês de Castelo Melhor, tendo sido arrematado por morte deste, por Alexandre Fernandes Camacho Júnior. Hoje pertence a Carlos Cossart e Henrique Hinton, que o arremataram, juntamente com as outras duas Desertas, em 24 de Novembro de 1894, quando foram em praça os bens do dito Alexandre Camacho.

O Bugio pertence à freguesia da Sé e tem um pequeno porto natural a oeste, denominado a Alagoa.(2)

Permitam-me que atualize o Elucidário em dois pontos. As Ilhas Desertas são hoje do Estado Português (3) e também de (3) se obtém a informação que agora fazem parte do Concelho de Santa Cruz e não do Funchal.

Referências:
(1) - http://ifcn.madeira.gov.pt/areas-protegidas/ilhas-desertas.html
(2) - Elucidário Madeirense Volume I
(3) - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Desertas

Sem comentários: