quinta-feira, dezembro 25, 2014

VÉU DA NOIVA

VÉU DA NOIVA - ILHA DA MADEIRA

VÉU DA NOIVA - ILHA DA MADEIRA

(Lisboa) Se estiver a passar na estrada ER 101, no norte da Ilha da Madeira, deve ter reparado que existem partes que estão fechadas à circulação e cuja exploração será da responsabilidade dos próprios. A ER 101 deve ser a maior estrada da Madeira pois dá a volta à Ilha, quase sempre pela costa. Nos últimos anos foram construídos vários caminhos denominados de Vias Expresso que são troços novos mas muitas vezes se sobrepõem  aos traçados antigos. Entre São Vicente e Porto Moniz a ER 101 também se chama Via Expresso 2 com uma extensão de 14 km (1). Foi construída, de acordo com (2), em 2006. Antes de chegar ao Seixal há um sítio conhecido como Véu da Noiva. O que é o Véu da Noiva? É uma cascata que sai do meio da montanha e parece um véu branco de noiva. No dia em que o visitei era um véu pequeno.

No miradouro do Véu da Noiva passa o antigo troço da ER 101 que termina um pouco mais à frente num muro fotografado na primeira foto. A segunda imagem já foi tirada depois de saltar o muro. Eu não sei há quanto tempo esta estrada está fechada mas são muitas as pedras no chão bem como a vegetação rasteira perto da parede da encosta da montanha parece abundante. Era bom que estas estradas pudessem ser um pouco conservadas pois elas preservam a História da Madeira. Antigamente era mesmo só por aqui que se conseguia chegar ao Porto Moniz, vindo de São Vicente.

Hoje é dia de Natal. A maior parte da população deverá estar de folga. Se eu ainda não lhe desejei, desejo-lhe agora: Feliz Natal para si e para os seus.

Referências:
(1) - http://www.viaexpresso.com/rede.html
(2) - http://www.madeiraguide.co.uk/coastroad.shtml

Sem comentários: