sexta-feira, outubro 29, 2010

TV DIGITAL EM ESPANHA

(Madrid) Em Espanha já não existe televisão analógica. Desde Abril, se não estou em erro. Agora é tudo digital. Bom, na verdade não é bem assim porque existem os canais piratas que por cá (Portugal) não ouvimos falar deles. São muitos os canais de televisão que se podem apanhar com uma antena, bem mais que os quatro mais o canal HD, sem emissão, sintonizados em Portugal.

Existe de tudo: um Astrocanal que so passa isso: os astros. Um canal Aprende Inglês. Os generalistas conhecidos, olha o Españoles en el Mundo  na TVE1 (conhecem isto de algum lado não? , aos Sábados, na RTP1). Há até tem miras técnicas. Há já alguns anos que não via uma mira técnica em direto. Agora todos os canais emitem vinte e quatro horas por dia e mesmo que não tenham nada para transmitir colocam as televendas. Pensava que tinham acabado as miras técnicas, estavam extintas. Outra coisa que acabou, lembram-se do hino nacional no final da emissão, ou o hino da SIC, no final de emissão? Sinal dos tempos, já não existem finais de emissão, a emissão é contínua e ininterrupta. Não há tempo a perder. São tempos idiotas que se vivem onde não se pode parar.

Não há muita oportunidade de ouvir outra língua que não seja o espanhol nas TVs.
Os canais de música que há só passam ritmos latinos. Até há a CNN em castelhano. Mas a TV digital não é muito amiga. Isso de captar um canal com muito arroz, como se dizia no passado acabou. Aqui na digital ou dá ou não dá. Não dá para ver um canal com má qualidade. Muitas horas passei eu a ver TVE1 com má qualidade de imagem quando vivia na Madeira e captava os sinais que vinham sobre o mar desde as Canárias. Para mim, vaguear nas frequências era como viajar sem mapa, sempre à espera de encontrar um canal que mais ninguém tinha, um canal que só eu tinha descoberto. Mais tarde os meus pais compraram uma parabólica antes de terem a TV canalizada que têm agora e era uma aventura ainda maior pois com cinco satélites à escolha e os chamados feeds imprevisíveis, por vezes descobriam-se coisas interessantes. Vez houve que descobri um feed da RTL de um Grande Prémio de F1. Via o mesmo que os espectadores da RTL mas sem os cortes de publicidade nem o logo no canto da imagem. Quando a emissão ia para publicidade eu continuava a ver as imagens do circuito. Muito curioso mas nunca mais voltei a repetir. Mais tarde descobri que todos os satélites tinham mapas de frequências de vídeo e audio, ou seja, se tivesse acesso a eles escusava de estar ali à procura horas e horas por uma coisa que não existia. Eu gostava dessa parte de procurar sem saber. Esses mapas de frequências tiram-me o gozo todo. Hoje já não precisaria de comprar as revistas que comprava. Bastaria ir ao sítio na Internet dos operadores dos satélites que emitem esses canais de tv e rádio. Que aborrecimento, não poderiam deixar-nos descobrir onde estão os canais?

Sem comentários: