domingo, junho 20, 2010

LÍNGUA DEFORMADA

(Ourense, Espanha) Existe um brasileiro que trabalha aqui num restaurante (restaurante BONCOMER), em Ourense, de Bauru, interior de São Paulo, Brasil. Está aqui em Espanha há doze anos. Então podemos falar em português, perguntei-lhe eu. Si respondeu-me ele. Si? Escapou-lhe, talvez. Continuei a falar com ele em português mas ele sempre a falar como o conheci. Naquele espanhol que não é espanhol mas nunca seria português. Ele já não consegue falar português.

Cheguei a pensar nisso quando estava na Irlanda. Se ficasse lá muitos anos provavelmente iria começar a me faltar o português. Devem ser precisos muitos anos para isso acontecer. Que merda! É que o tipo fala mal espanhol e de português nada.

Não lhe perguntei se não encontrou nada mais interessante na sua viagem de Bauru até Ourense. É que dá que pensar. Ourense é o melhor que ele encontrou entre Bauru e Ourense. E ficou-se por aqui. Isto mostra que Ourense tem capacidade de captar pessoas.

Este fim de semana há o Ralli de Ourense por aqui. O hotel estava completamente cheio. Vi algumas pessoas com trajes que indiciavam a prova. Ouvi o roncar dos motores. Dever ser o Vinho Madeira aqui da terra. Não vi pit babes. Acho mal não haver.

Sem comentários: