domingo, março 08, 2009

AS FREQUÊNCIAS USADAS EM GSM

(Lisboa) Você sabe as frequências das suas rádios favoritas? Se é um fã de rádio como eu sou, provavelmente sabe. Sabe por exemplo que a Antena 3 Madeira, no Funchal é sintonizada na frequência 89.8MHz, ou que a TSF Madeira está nos 100MHz também no Funchal. E as suas televisões favoritas? Sabe a frequência? Esta aqui eu só acredito se você já tiver algum tipo de entusiasmo mais técnico. Isto porque muitos aparelhos de TV mais antigos não indicam a frequência que estamos a sintonizar. Indicam umas barrinhas mas ninguém sabe exactamente a frequência a que estamos a sintonizar no momento.

E os telemóveis, você sabe em que frequência eles trabalham? Eles fazem o trabalho sujo todo e você nem se importa com isso. Ele liga-se e já fica à escuta para apanhar a rede certa. Depois sintoniza e permite-lhe fazer chamadas de voz ou ligar-se à Internet.

A rede GSM, também conhecida como rede de segunda geração usa várias bandas de frequências. Uma banda de frequências é um intervalo de frequências. Por exemplo o FM, onde você sintoniza os seus canais de rádio favoritos vai dos 88MHz aos 108MHz. Isto na Europa porque se for no Japão o seu receptor de rádio já não é capaz de apanhar a estação pretendida. É chato quando os outros fazem as coisas diferentes de nós mas eles também pensam o mesmo de nós.

Como estamos a falar de telemóveis vamos ter de usar pares de frequências. Uma frequência para transmitir e outra para receber. Podíamos usar a mesma frequência para transmitir e receber. Como? Transmitíamos nuns instantes de tempos e recebíamos noutros. Era como a Ponte 25 de Abril quando tinha cinco faixas: a faixa do meio ora servia ora num sentido, ora noutro mas não ao mesmo tempo senão ia ser uma confusão e muito perigoso. Mas no GSM isso não existe. Usa-se uma frequência para um sentido e outra, distinta, para o outro sentido.

Em Portugal as bandas usadas para o GSM são a banda GSM-900 e GSM-1800. Tal como o próprio nome indica a banda GSM-900 está em torno dos 900MHz e a banda de GSM-1800, em torno dos 1800MHz.

Na banda GSM-900 o nosso telemóvel comunica com as antenas do operador através da sub-banda 890MHz-915MHz. No sentido contrário as antenas do operador comunicam com o nosso telemóvel nas frequências 935MHz-960MHz. Respectivamente para GSM-1800 temos as sub-bandas 1710MHz-1785MHz e 1805MHz-1880MHz.

Assim sendo, o seu telemóvel deverá estar preparado para usar as frequências GSM do país para onde viaja. Hoje em dia já não deverá haver problema porque os terminais móveis já são todos multibanda.
Em 3G as frequências poderão ser outras.

Sem comentários: