terça-feira, fevereiro 24, 2009

MOB CARSHARING

(Lisboa) A ideia sempre me pareceu uma boa ideia. Sei que vivemos numa sociedade onde o egoísmo é semeado como a chave para o sucesso: a minha casa (só minha!), o meu telemóvel, o meu PC, o meu carro. Basta olhar para as nossas cidades para perceber que esse modelo em relação aos carros não vai funcionar. As nossas cidades estão cheias de carros em cima de passeios e em todos os locais onde possa caber mais um já que as polícias entregaram os espaços públicos ao livre arbítrio de cada um. Lisboa, por exemplo é uma cidade sem regras em matéria de estacionamento e se o leitor não sabe do que falo dê um passeio pelos bairros tradicionais da capital portuguesa para ver o valor que é dado ao carro e, pelo contrário, o desprezo que o peão (pedestre para os nossos leitores no Brasil) é votado.

Uma pessoa um carro já deu para perceber que não vai funcionar. Como será então possível ter acesso a uma mobilidade satisfatória com os transportes públicos actuais? Só com os transportes públicos actuais talvez se tenha uma mobilidade muito limitada, principalmente em certas zonas mais suburbanas das cidades.

A ideia do Mob Carsharing já vinha sendo implementada em pequenos grupos de amigos e de pessoas conhecidas que tendo um percurso comum ou muito comum a certas horas, decidem partilhar o transporte individual.

Um carro não só é um brinquedo caro como também nos tira muito tempo. É caro porque é um produto que se desvaloriza muito rapidamente. É caro por que precisa de ser alimentado com gasolina ou gasóleo periodicamente e quanto mais anda, mais gasta. É caro por que vai-se gastando precisando de revisões de tempos a tempos. É caro por que é taxado para poder circular e é taxado muitas vezes para poder estacionar. É caro porque precisa de ser lavado e mantido. O leitor, provavelmente, até gosta de fazer pessoalmente algumas das manutenções aqui listadas mas acredite, a maior parte das pessoas não gosta.

Para além disso, ou você é taxista ou camionista, ou o seu seu carro fica a maior parte do tempo parado reduzindo a sua eficiência.

Para saber mais visite: www.mobcarsharing.pt.

Sem comentários: