domingo, outubro 26, 2008

SUPERLEAGUE FORMULA


(Lisboa) Há uns tempos atrás apareceu a A1GP que se intitula The World Cup of Motorsport. É uma espécie de campeonato do mundo de futebol mas em versão de corridas de automóveis. Mais coisa menos coisa. Aqui os conhecidos não são os pilotos mas sim os países. Os carros são todos iguais logo não é suposto haver vantagem técnica de nenhum lado. Pelos comandos dos carros de cada país passam várias pessoas desindividualizando assim as performances. O campeonato encontra-se calendarizado de maneira a estar desfasado do calendário da F1, temos assim corridas no Inverno do Hemisfério Norte.

A Superleague Formula segue o mesmo conceito de aproximação ao futebol, um pouco mais assumido. As equipas têm o nome de equipas de futebol. As corridas são duas por jornada, tentando dar a ideia de uma primeira parte e uma segunda parte cada uma delas com a duração de quarenta e quatro minutos mais uma volta.

No passado Domingo esta categoria passou por Portugal. Passou pelo Circuito do Estoril que definitivamente não deve receber mais a F1 em Portugal já que daqui a uns dias é inaugurado o Autódromo Internacional do Algarve, uma infraestrutura moderna e talvez mais capaz de seduzir a F1.

O FC Porto encontra-se representado mas não teve uma participação muito positiva. Na primeira corrida, depois de estar entre o cinco primeiros, problemas de motor fizeram que o carro não terminasse a prova. Na segunda corrida o FCP nem participou.

Nem me apercebi que o ex-piloto de F1, António Pizzonia, alinhava pelo Corinthians. Eu suspeito que ele é do São Paulo, acho que já vi fotos dele no Morumbi a apoiar o Tricolor mas isso pode ser engano da minha cabeça.

Sem comentários: