domingo, janeiro 20, 2008

REPORTAGEM VIDAS POR UM CANUDO NA TSF

(Lisboa) A reportagem passou na TSF mas poderá ser ouvida aqui (clique no link para abrir a página da TSF do programa). A reportagem mostra o engano em que vivem muitos jovens portugueses. Mostra também os valores que temos como sociedade. Achamos que só por termos canudo as portas nos iam ser abertas. Achamos que só por sermos isto ou aquilo temos direito a trabalhar aqui ou ali. A reportagem mostra-nos o lado negativo de tudo isto. Todos sabemos que o país está mal mas não vai melhorar se ficarmos parados e ninguém de fora virá para nos salvar. Temos de ser nós a nos salvar se quisermos ser salvos.

Fomos habituados desde cedo a escolher um curso universitário mesmo que não quiséssemos ser aquilo que um curso universitário quer que nós sejamos. Todos conhecemos pessoas que foram por este caminho por que os pais praticamente obrigaram ou por que ameaçaram com a ideia de desemprego se fossem para outra área. Hoje muitos desses são profundamente insatisfeitos, profissionalmente falando.

Por afirmação social apenas só podemos estar neste ou naquele emprego e não podemos dizer a ninguém o que realmente fazemos. Gostamos de colocar um Dr. ou Eng. antes do nome sem saber muito bem o que isso significa. Queremos, exigimos mas não chega. O país aposta na formação universitária mas não deveria apostar na formação apenas de empregados, deveria apostar na formação de empreendedores, pessoas que têm conhecimento e que sabem transformar esse conhecimento em oportunidades. Isso também se aprende, tal como qualquer outra coisa. Aprende-se a olhar para o mundo como tendo muitas portas que podem ser abertas. Somos nós que fazemos o nosso destino!

Sem comentários: