sábado, setembro 08, 2007

ESTUDOS SOBRE BLOGS MADEIRA

BLOGS MADEIRA
(Lisboa) Quantos são os blogs da Madeira? No entanto, a primeira pergunta, deveria ser, como definir um blog da madeira? Terá o seu autor de ser madeirense? Terá de ser escrito na Madeira? Terá de ser sobre a Madeira? Para incluir um blog na categoria de Blogs Madeira adoptei a seguinte estratégia:
1. Olhar para os elementos do sítio como o URL, título e sub-título (se houver);
2. Olhar para o perfil do seu autor;
3. Olhar para o conteúdo do blog.

Depois, tomo a decisão se aquele blog adequa-se na categoria de Blog Madeira. É uma abordagem muito subjectiva e dada a falsas interpretações mas foi a abordagem que escolhi.

Torna-se muito complicado saber quantos Blogs Madeira existem. Não sei se tenho grande parte ou pequena parte deles apontada na minha secção a eles dedicada. Não tenho maneira de o saber. O que fiz, foi pegar na amostra que tenho e que toda a gente pode ver aqui ao lado e saber quando foram criados os Blogs Madeira. Em que anos apareceram.

De acordo com o suplemento gps-e de hoje do Semanário Expresso existem 101 milhões de blogs no mundo. Se deve ter sido complicado chegar a esse número imaginem como complicado deve ser chegar ao número de Blogs Madeira. Não esqueçam que a própria definição de um Blog Madeira é uma definição que não é exacta.

Muitos blogs são temáticos. Um dos temáticos mais curioso é o My Asian Movies. Porquê que é curioso? Porque é UM BLOGUE MADEIRENSE DEDICADO AO CINEMA ASIÁTICO E AFINS!!! Para mim é curioso que na Madeira haja uma pessoa que se dedique a compilar sobre um tema que nos passa (à grande maioria de nós, pelo menos) completamente ao lado.

Alguns blogs talvez no futuro tenham de ser mudados de categoria. Por exemplo, Nesos, deveria estar na categoria História da Madeira. Com o tempo a casa vai ficando arrumada.

Muitos blogs começaram por polémicas e diz que disse e alcançaram uma certa popularidade rapidamente. Popularidade na pequena blogosfera madeirense. Outros são sítios de resposta e análise exclusiva de blogs como eles. Existem muitos blogs com posições políticas assumidas bem claras. Existem os diários pessoais em que a pessoa conta que foi ao Sá ou foi ver o jogo do Marítimo ou tem lá publicadas as fotos da família e dos acontecimentos sociais em que participa. Existem os conhecidos como blogs parasitas, blogs cujo conteúdo maioritário não é orgânico, é copiado integralmente ou quase, de outras fontes citadas ou não. Nos últimos tempos, essencialmente, apareceram os blogs de políticos locais que passam a vida a se desafiarem uns aos outros.

Os blogs são acusados de tudo. São acusados de serem pouco rigorosos, são acusados de quererem entrar num jogo de profissionais, são acusados de quererem substituir-se à imprensa tradicional, são acusados de roubarem conteúdos. Algumas críticas fazem sentido mas nem tudo aquilo que se ouve e vê escrito sobre blogs é verdade.

Sem comentários: