terça-feira, abril 03, 2007

FIREFOX???

(Lisboa) Muita gente me pergunta por que sou um fã do browser ou navegador Firefox. Já agora, para quem não sabe browser é o nome que se dá ao programa que nos permite ver páginas na internet. O leitor está a ver esta página devido ao facto de ter instalado e neste momento estar a correr um programa de computador, um browser, seja ele o Firefox ou outro qualquer. Com os computadores novos costuma vir instalado o browser ou se preferirem, em português, o navegador Internet Explorer (IE). Continua ser o navegador mais usado devido à sua distribuição gratuita e conjunta com o Windows. Os utilizadores de Mac usam normalmente o Safari. Para aceder a uma página existem outras alternativas para além do IE. O Firefox é talvez a melhor delas todas. Começa por apresentar as diversas páginas em abas, uma característica que o IE só começou a apresentar na sua versão 7.0. Mas o apresentar páginas em abas não começou com o Firefox. Essa funcionalidade muito útil porque permite ter apenas um programa aberto com vários sítios visualizados, tornando o seu ambiente mais organizado, começou, salvo erro, com o navegador Opera.

Já agora e porque se afigura conveniente nesta altura frisar, o leitor pode mudar rapidamente de programa aberto no seu ambiente (imagine que os seus colegas de trabalho cuscos se aproximam) carregando nas teclas ALT+TAB. Se tiver uma lista muito grande de programas abertos e por que o ALT+TAB apenas permite mudar de programa num sentido, se desejar mudar no outro sentido pode pressionar ALT+SHIFT+TAB. E quando os programas têm abas? Como o Firefox. Pode pensar que é mais fácil ter várias janelas abertas, cada uma para cada sítio mas não. Pode navegar entre abas muito simplesmente com o CTRL+TAB e assim tem o mesmo efeito de navegar em abas como tinha transitando entre programas ou então CTRL+SHIFT+TAB no sentido inverso, também funciona noutros programas como o Word, Excel, em muitos também, basta que tenham janelas internas.

O Firefox permite-lhe personalizar o seu browser e esta é a grande vantagem que apresenta através das extensões. As extensões são pequenos acrescentos que o utilizador pode instalar por sua iniciativa no Firefox. Existem sites com listas intermináveis de extensões para o leitor escolher, algumas podem até lhe parecer ridículas. O utilizador pode até construir a sua extensão. É muito fácil, existem tutoriais muito acessíveis por aí. Basta ter curiosidade e uma ideia para uma nova extensão. Por exemplo, imagine que está a navegar num sítio em que são apresentados valores em dólares. Como está a ler esta página pode ser que seja português ou brasileiro (a maioria dos leitores desta página ligam de Portugal, cerca de 60% e do Brasil, cerca de 20%), logo preferirá ver os mesmos valores em Euros ou Reais. Existe uma extensão que faz essa conversão na própria página, ou seja os valores em Euros aparecem na mesma página e não tem de fazer os cálculos à parte. Outro exemplo. Gosta de futebol? É provável que sim e se sim pode instalar a extensão Footiefox e saber em qualquer parte do mundo, enquanto navega na Internet o resultado da sua equipa favorita ou selecção se por acaso não tiver oportunidade de ver o jogo ao vivo nem na televisão bem como ser avisado de quando uma das equipas marcar um golo. Existem outros exemplos, pode saber a previsão do tempo em qualquer parte do mundo, exibida permanentemente na sua barra de estado (a barra de estado é a barra que muitos programas têm no rodapé da sua janela), ou então o mapa de satélite da zona escolhida e ver se a nebulosidade é muita ou pouca e a sua tendência de evolução.

O Firefox também é conhecido por ser muito seguro disponibilizando funcionalidades que lhe permitem estar a salvo das muitas ameaças que a rede das redes tem. Se ainda não experimentou recomendo-lhe uma voltinha ao seu site favorito com ele.

Antes de acabar. Muitos construtores de páginas ainda testam as suas páginas apenas para IE. Não há problema, pode visualizar as páginas no Firefox também pelos olhos do IE através de uma extensão que abre as páginas no navegador da raposa como se fosse o IE. Como diria o outro, há coisas fantásticas não há? E assim nunca mais vai ter de abrir o IE.

Sem comentários: