sexta-feira, fevereiro 10, 2006

RECOMENDAÇÕES PARA ESTADIAS MAIS LONGAS

Algumas recomendações para quem passa por um país mais do que alguns dias. Encontrei-as num guia turístico mas merecem alguns comentários para além da simples transcrição da receita para lidar com o choque cultural.

1. Faça a sua pesquisa.
Comentário: convém saber onde está, saber um pouco da história do país, da sua geografia, da sua língua.

2. Mantenha uma mente aberta.
Comentário: não é preciso viajar para outro país para seguir esta recomendação, parece-me válido para qualquer situação ou pelo menos para muitas situações.

3. Aprenda a língua.
Comentário: não convém ficar prisioneiro dos seus compatriotas por muito simpáticos que eles sejam ou por muito fácil que seja não sair do seu círculo de conforto. Atreva-se a aceitar convites para eventos onde vão estar pessoas que não conhece mesmo que sejam pessoas com quem ainda não se sinta confortável ou com quem ache que nunca se sentirá confortável, essas situações não passam de eventos e o esforço de algumas horas pode ser uma boa escola ou para não repetir ou para aprender a tornar uma situação desconfortável numa situação confortável.

4. Saia e fique fora de casa.
Comentário: esforce-se por se misturar e não tem de perder alguma coisa com isso.

5. Não faça comparações.
Comentário: o seu país é o seu país e este é outro. Como diria o outro, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

6. Seja flexível.
Comentário: é inevitável que o plano eventualmente não corra como foi idelizado mas isso não quer dizer que ele não chegue ao fim com um bom resultado.

7. Espere ser rotulado.
Comentário: isso acontece dentro do nosso próprio país não havia de acontecer lá fora? Uma pessoa por ser natural de onde é muitas vezes é colocada numa prateleira, num armário de comportamentos. Existem muitas pessoas para além daquelas que nos colocam rótulos. Diferentes pessoas vão colocar-nos diferentes rótulos, logo não há que se preocupar, cada um de nós é muito mais que os rótulos que nos tentam colocar, mas muito mais mesmo. O melhor mesmo é deixá-los falar. Deixa a merda sair toda. O estar calado também é rotulado mas é menos cansativo do que tentar mudar aquilo que outros pensam de nós.

8. Veja e aprenda.
Comentário: certamente os ciclos de desconforto são os períodos da nossa vida onde mais rapidamente se cresce e evolui. Aproveite a sua estadia para ver coisas diferentes e deixe a poeira assentar.

9. Inclua a sua família.
Comentário: e porque não trazer a sua família ou os seus amigos para o sítio onde está a viver? Com o tempo as pessoas aprendem a viver longe das outras de quem gostam e é muito fácil ter uma vida de PESSOAL. O PESSOAL são aqueles que gostam de viver vidas de rebanho, acham que não têm escolhas, então seguem o rebanho. Voltando ao assunto inicial já que pretendo voltar a este assunto do PESSOAL mais à frente, noutra oportunidade, talvez ainda em 2006, convém fazer os possíveis para manter as relações alimentadas.

10. Divirta-se.
Comentário: acima de tudo. Mesmo os períodos mais difíceis podem ser ultrapassados com alguma ginástica mental. Não se esqueça de aproveitar a sua presença noutro país. Sejam os seus planos para ficar ou ir embora após alguns meses ou anos tenha sempre presente que o tempo é a sua maior riqueza. Aquilo que faz com o seu tempo só a si lhe diz respeito. Repare que a sua conta bancária pode aumentar até ao infinito mas as horas de um dia são fixas, não aumentam, por isso se diz que o tempo é mais valioso que o dinheiro.

Sem comentários: