sábado, dezembro 19, 2020

VIAJAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

https://covidmadeira.pt/ - CONDIÇÕES PARA O SEGUNDO TESTE
https://covidmadeira.pt/


(Funchal) Por estes dias, nestes tempos de pandemia, para entrar na Madeira só com teste negativo à covid-19. A inexistência de teste não é impeditiva de desembarque na Ilha porque o teste pode ser realizado à chegada. Depois há os passageiros que têm de realizar um segundo teste e esses também estão identificados.

https://www.flytap.com/pt-pt/restricoes-de-viagem
https://www.flytap.com/pt-pt/restricoes-de-viagem

Os testes PCR à covid-19 podem ser feitos sem custos para os passageiros que compraram uma passagem com destino à Região. As crianças até aos 12 anos de idade, em princípio, não precisam de realizar testes (4) (5). O teste PCR é rápido, demora apenas alguns segundos a extrair as amostras da garganta e do nariz. A marcação pode ser feita numa página web. O resultado vem por correio electrónico num documento PDF que pode ser anexado na sua conta no madeirasafe.com. No mesmo site (Madeira Traveler Registration Health Authorities) sou convidado a preencher um pequeno inquérito para registar as minhas condições actuais de saúde.

AEROPORTO DE LISBOA - LPPT

Depois, estou pronto para viajar. O Aeroporto, a meio do dia, parecia ter o mesmo movimento de pessoas que em outros tempos quando estava à espera do último voo da jornada. Os voos todos do dia e os primeiros do dia seguinte, no mesmo placar. Toda a gente vai com máscara dentro do avião mas as distâncias de segurança ficam suspensas quando se está sentado no nosso lugar. Um aparte, neste voo da TAP não houve direito a refeição. Em resumo, as companhias aéreas não têm possibilidade de abdicar de todo um corredor de lugares para garantir espaço de segurança entre passageiros. Outro aparte, há uns anos atrás já tinha viajado com uma equipa de futebol, desta vez viajei na companhia da equipa feminina do Marítimo. À chegada e depois de recolhida a bagagem existem dois corredores, um para quem tem de fazer teste covid-19 e outro para quem já o realizou. Como já tinha feito o teste coloquei-me no corredor verde, o corredor das pessoas que precisam de apresentar o teste. Não sem antes ser ultrapassado por uma VIP que passou à frente de toda a gente, sempre a olhar para o telemóvel. A fila avança rapidamente, digamos que esta VIP poupou uns dez minutos, ou quinze. Comecei a pensar qual a justificação para alguém poder passar à frente de toda a gente numa situação destas. Isto é como ter um semáforo para VIPs e não VIPs num cruzamento. Depois desta última barreira estamos livres mas recebemos diariamente um lembrete por email para registarmos como nos sentimos vindo das autoridades locais de saúde.

É assim que no ano de 2020 se entra na Madeira e Porto Santo.

Referências:

(1) - https://covidmadeira.pt/

(2) - https://www.flytap.com/pt-pt/restricoes-de-viagem

(3) - https://www.madeira.gov.pt/Governo-Regional-Madeira/ctl/Read/mid/4829/InformacaoId/66153/UnidadeOrganicaId/9/CatalogoId/0

(4) - http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/info-uteis/corona-virus-(covid-19)/informacoes-aos-visitantes-(covid-19)

(5) - https://covidmadeira.pt/publicacao/resolucao-n-o-1032-2020-de-26-de-novembro/

Sem comentários: