terça-feira, janeiro 31, 2012

MINDELO


(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, 22ºC) Não é o centro do Mindelo mas é o miolo da cidade. São pontos  em que há cidade para todas as direções de observação. Por aqui as preocupações são outras. Pintar não é obrigatório nem ter passeios e ruas asfaltadas. Coisas como água canalizada, esgotos e eletricidade também não faz parte do pacote básico.

MINDELO - CABO VERDE

(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde) A marginal no Mindelo. Lá ao fundo, o Monte Cara, um ícone da cidade.

MINDELO - SÃO VICENTE - CABO VERDE

sábado, janeiro 28, 2012

MADEIRA E PORTO SANTO E CABO VERDE

(São Pedro, São Vicente, Cabo Verde) O tamanho de cada ilha de Cabo Verde em comparação com as duas ilhas da Madeira. Em Santiago moram quase tantas pessoas como em todo o Arquipélago da Madeira.

NET GRÁTIS

(São Pedro, São Vicente, Cabo Verde) Na Praça Amílcar Cabral, na Praça da Câmara Municipal ou então no Aeroporto em São Pedro. Se calhar há outros pontos. O aeroporto tem uma boa velocidade de ligação.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

PRAIA GRANDE


PRAIA GRANDE - SÃO VICENTE - CABO VERDE

(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde) Quando cá estive da outra vez, da primeira, no ano de 2003 (já passaram quase nove anos!), esta estrada ainda não existia. Ela tem, segundo fontes locais, uns dois anos. Assim parece também. Liga a Baía das Gatas ao Calhau. Lá ao fundo, se desse para ver bem, é a Baía (na foto). Esta praia é a Praia Grande. É para aqui que vêm fazer surf. O mar parece ser sempre agitado por aqui. Em 2003 estive em agosto e também me recordo de ser assim.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

SALAMANSA - SÃO VICENTE - CABO VERDE

SALAMANSA - SÃO VICENTE - CABO VERDE
SALAMANSA - SÃO VICENTE - CABO VERDE
SALAMANSA - SÃO VICENTE - CABO VERDE
SALAMANSA - SÃO VICENTE - CABO VERDE

(Mindelo, Cabo Verde, agradáveis 22ºC) Uma povoação no meio do nada. Uma praia deserta com uma barraca e uma pessoa lá dentro onde se pode alugar material para fazer kitesurf. Kitesurf é uma espécie de navegação com papagaio ou pipa, no meio do mar. Na vila, veem-se algumas pessoas a circular pelas ruas, não muitas. Que fazem? Não sei.

terça-feira, janeiro 24, 2012

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

(Mindelo, Cabo Verde) Do Monde de São João tem-se uma ideia melhor da dimensão da cidade do Mindelo. Não parece tão pequena como quando vista de Miradouro. Não vale a pena vir para aqui sozinho pois este sítio pode ser perigoso. Para além disso não é qualquer carro que aqui chega, o terreno é muito acidentado e não existem placas a indicar o caminho. Este não é, definitivamente, um sítio que esteja nos mapas turisticos mas não é por isso que deixa de ser interessante visitar, para quem gosta de contemplar a cidade. Este monte foi usado como base militar no passado. Isto já vem do tempo colonial. Depois disso, os militares saíram daqui e foi ocupado mais do que uma vez. E mais do que uma vez os ocupantes foram realojados em casas do Governo. Para evitar novas reocupações os tetos das divisões desta construção subterrânea foram destruídos.

Por fim, esse cão que veêm na imagem é o Ezequiel. Estava cheio de sede e ficou a encarar-me, com o rabo entre as pernas. Ganhou coragem e comegou a lamber a água que pingava do ar condicionado da cabine dos equipamentos. Depois foi embora e nem ohou para trás.

domingo, janeiro 22, 2012

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

MINDELO - CABO VERDE

(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde) Esta é outra panorâmica do Miradouro. Desta vez para o lado da Laginha (primeira foto). O Mindelo é uma cidade colorida. Pode haver quem a ache feia mas eu acho esta cidade linda. Na dificuldade as pessoas resistem, têm um sorriso na cara. Há uma tendência de olhar tudo de baixo para cima, para onde queremos chegar e parece que nunca chegamos. Também é bom olhar para baixo e ver de onde viemos e o que conseguimos fazer até hoje.

As restantes fotos mostram o entardecer no Mindelo, visto do Miradouro.

sexta-feira, janeiro 20, 2012

MINDELO - CABO VERDE


(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde) Parte da baía e da cidade do Mindelo. A fotografia foi tirada de Miradouro. Aqui também ficam as ruínas de um antigo forte, construído pelos portugueses que servia como prisão, hoje em ruínas, tal como muitas coisas por aqui. Pinta-se por cima, destroi-se o que é antigo não sei ainda se por desprezo pelo passado ou simplesmente por preguiça e falta de vontade.
Hoje é feriado nacional em Cabo Verde. Ouvi que era o dia de Amílcar Cabral.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde) São dez ilhas mas apenas já estive em quatro. Oito dessas ilhas têm aeroporto, alguns encontram-se desativados creio eu, como o Aeroporto Agostinho Neto em Santo Antão. Esse aeroporto parece uma rua. Existem voos diretos de Lisboa para São Vicente mas não todos os dias da semana. Os voos são à terça-feira e à sexta-feira e duas companhias operam nessa rota, TAP e TACV. É frequente, quando visitamos páginas de Cabo Verde que não abram ou que se encontrem em manutenção.
Rent-a-Car em Cabo Verde não é muito fácil de encontrar na Internet, não aparece facilmente nos motores de busca mas obviamente que há. Não é, talvez, ao primeiro clique no Google. Numa das referências em baixo há uma lista de rent-a-cars em São Vicente, é na página da cvfaidate.

Mais coisas importantes. A moeda de cabo verde é o Escudo cabo-verdiano e está indexado ao Euro. Um Euro são cento e dez Escudos de Cabo Verde. Existem duas operadoras de rádio móvel. São a CVMóvel e a Tmais. A voltagem por cá são os comuns duzentos e vinte volts a cinquenta hertz.

Disseram-me que os vistos podem ser comprados à entrada mas é melhor ir já preparado. O visto pode ser pedido na embaixada, no caso de Lisboa pode encontrar o formulário em http://www.embcv.pt/. Escolha Serviços Consulares e depois Vistos.

Referências:
http://www.caboverde24.com
http://www.asa.cv
http://www.presidenciarepublica.cv
Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_airports_in_Cape_Verde)
http://www.cvfaidate.com/ptvoliinterni.htm
http://www.cvfaidate.com/ptdovedormire.htm (onde ficar)
http://www.cvmovel.cv/
http://www.tmais.cv/

quarta-feira, janeiro 18, 2012

TACV


(Mindelo, Cabo Verde) O conceito de brevidade não é o mesmo em todos os lados. Há semanas que eu tento aceder à página da companhia de bandeira de Cabo Verde mas sempre com o mesmo resultado. Imagino que as páginas das companhias aéreas na Internet poderiam contar as histórias dos seus aviões. Onde foram construídos, para onde já voaram. Acho ser isso que me atrai nesses sítios.

terça-feira, janeiro 17, 2012

CHECK IN ONLINE E OUTRAS COISAS QUE NÃO SE PODEM FAZER EM REDE

PORTUGAL CABO VERDE

(Mindelo, São Vicente, Cabo Verde) A vantagem de usar check in online é apenas uma, escolher os lugares no avião. Não existe mais nenhuma. Por enquanto, não dá para despachar a mala online. Eu já tive a pensar como seria. Uma tecnologia tipo Star Trek. Um saco de compras mas muito maior, de maneira a que envolvesse completamente a mala, ou as malas de viagem, ligados ao PC por uma ficha USB, daquelas onde você liga a câmara ou a placa 3G. A mala tele transportava-se para o aeroporto, depois de clicar em ok já no fim do processo. Sim, eu sei que eles também podem vir a casa buscar as bagagens.

O tal check in online cuja tradução não encontro para o português. Costumo usá-lo para escolher lugares como já tinha escrito no início. Vou contar um segredo. Na verdade gosto de estar na fila, à espera, porque estar na fila representa ter a oportunidade de ouvir histórias das vidas das pessoas. Pessoas que eu não conheço, como a brasileira que odeia viver na Alemanha mas que saiu de São Paulo por causa da violência. Ela levava um marido alemão e um gato numa caixa e esperavam-lhe dez horas de voo até Lisboa, mais seis de espera na capital de Portugal e mais umas três até à Alemanha. Qual vida de cão, vida de gato também não é nada fácil. O gato tomou um calmante para dormir e não andar muito stressado. Ao menos vai com a dona na cabine e não no porão, sabe-se lá como. Para além da fila do check in as viagens aéreas têm outras coisas interessantes. Dez horas de voo, por exemplo, dá para ouvir muita coisa. Da outra vez fui sentado ao lado de um professor, também ele do Brasil, farto de ganhar pouco, emigrou para o Reino Unido e agora trabalha numa rede de hotéis como contabilista ou coisa do género. Contou o mesmo, que saiu porque as coisas não estavam bem a nível de condições de trabalho. E houve uma outra vez que a mulher que ia ao nosso lado, quando aterrámos em Guarulhos, disse tchau. Dez horas de companhia, sentados lado a lado, não trocamos uma palavra, mas dez horas de voo dão alguma intimidade e já dão o direito de dizer tchau. Um americano, uma vez, num voo Lisboa-Funchal, depois de faltar a luz dentro da cabine começou a falar com o amigo, também ele turista dos EUA. Segundo o primeiro, seria um problema de disjuntor e recordou quando ele participou na guerra do Vietname e assistiu a um problema semelhante. Virou-se para mim e perguntou se era normal aquele espaçamento entre cadeiras porque ele era enorme e não cabia ali. Sorri e disse que nós portugueses normalmente somos pequenos em tamanho, e também pensamos pequeno muitas vezes. Lembro-me que a conversa fluiu para a crise e eu também lhe disse que estávamos em crise. Corria o ano de 1999, mais coisa menos coisa, tinha rebentado a guerra no Kosovo. Mal sabia eu que a década seguinte seria um caminho para o abismo e que hoje estaríamos, como país, bem pior. Mal sabia eu, não era bem assim. Sempre vi muito dinheiro a circular mas não via criação de riqueza. Bom, já me estou a desviar do tema.

Isto do check in online é muito bonito mas parece que exige que tenhamos uma impressora disponível para imprimir o bilhete de embarque. Numa destas minhas escolhas de lugares decidi imprimir o bilhete e pedi ao segurança da Vodafone para o fazer. Ele teve de abrir o PDF e depois que descobriu o bilhete suspirou, mmm, British Airways, good... Senti que subi no ranking dele. Sabe bem quando isso acontece. Acho que se tivesse pedido para imprimir um bilhete da easyJet como o fiz, uma semana depois, não teria o mesmo efeito, como não teve. EasyJet a meio de uma frase escreve-se com letra pequena, talvez seja disso.

domingo, janeiro 15, 2012

O TRABALHO MÓVEL

(Lisboa) O trabalho remoto tem muitas vantagens mas também tem algumas desvantagens. Desvantagens que podem ser ultrapassadas. Uma das desvantagens é perder-se o espírito de equipa ou a sensação de pertença a uma organização. Se não se podem aumentar os rendimentos podem-se diminuir os custos em transportes e deslocações. Desta maneira há um aumento relativo de salário.

http://network.cisco.com/the-future-of-workplace-mobility.html

quinta-feira, janeiro 12, 2012

CÂMARA DE LOBOS

CÂMARA DE LOBOS - ILHA DA MADEIRA

(Lisboa) Câmara de Lobos, o vizinho ocidental do Funchal. Antigamente descia-se a estrada monumental e logo depois dos Cimentos Madeira, sentia-se o cheiro insuportável a peixe. Hoje isso já não se passa. Foi a evolução. Esses tempos já vão longe. Mais de quinze anos, talvez. Por falar em evolução, hoje começa a ser desligada a televisão analógica em Portugal. Funcionava bem. Para quê mudar? A televisão digital vai trazer uma coisa positiva, pelo menos na Madeira. Eu ainda não testei mas parece que é possível apanhar os quatro canais nacionais com uma antena, coisa que com a televisão analógica não era não dava, na Região. Ainda dizem mal da televisão digital. Parece-me que por agora essa é a única vantagem em mudar.

segunda-feira, janeiro 09, 2012

A VOLTA AO MUNDO EM 42 HORAS



(Lisboa) Deve ser uma das melhores profissões do mundo. O recorde acaba por ser um pormenor. Estar lá e contribuir para isso deve ser fantástico.

domingo, janeiro 08, 2012

TV BLOGUE - SUITE 605



(Lisboa) O livro saiu há alguns meses mas só agora tive a oportunidade de o conseguir ler. Todos nós sabemos que há coisas que são legais mas prejudicam a sociedade. As leis são feitas por homens e mulheres com interesses e com intenções.

sábado, janeiro 07, 2012

FEEL RIO

RIO DE JANEIRO - BRASIL

(Lisboa) O Rio de Janeiro está a muitos quilómetros se eu quiser tirar uma foto como a de cima. Mas para sentir o gostinho da cidade maravilhosa basta ir ao Feel Rio na Rua do Crucifixo 110. Comer pastel de feira com um saboroso sumo de Açaí.

FEEL RIO

12 PREVISÕES PARA 2012

(Lisboa) Daqui a um ano cá estarei para ver se acertei ou não. Não acredito em destino. O destino é feito por nós em cada momento e decisão na nossa vida. Até há quem diga que Este é o Nosso Destino. Não tenho bola de cristal, não sou especialista em nada que me permita prever o futuro mas gosto do gosto de daqui a doze meses comparar as minhas apostas para este ano. Prometo não editar este artigo depois de terminar de escrevê-lo.


  • em janeiro de 2013 a economia portuguesa estará melhor do que está atualmente (não sei qual a métrica que vou usar para julgar isto).
  • o Benfica será campeão este ano (sou do FCP mas sinto que este ano não é ano, oxalá me engane).
  • Portugal vai conseguir mais do que uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (não me perguntem quem, isto é uma previsão cega).
  • o desemprego vai ser igual daqui a um ano.
  • Portugal vai passar o grupo da morte no Euro 2012 mas não chega à final. Vai até aos quartos.
  • existirão mais medidas de austeridade e os cortes salariais chegarão ao privado.
  • a Grécia não vai sair do Euro (esta é a mais fácil até agora).
  • o Google + vai crescer e o Facebook vai reduzir.
  • não vou comprar um smart phone (em 2012).
  • o Nacional termina o campeonato à frente do Marítimo (pura fé).
  • Alberto João Jardim não sai do poder (em 2012, pelo menos).
  • o país cumpre o défice de 4,5 por cento este ano (2012).

Haverá outras que terei vontade de fazer depois, mas não entrarão nesta lista. Estas são as profecias do Ricardamus. E você, já fez as suas?

sexta-feira, janeiro 06, 2012

PESTANA CARLTON MADEIRA

PESTANA CARLTON MADEIRA

(Lisboa) Foi, durante muitos anos conhecido por Hotel Sheraton. Quando era criança fui a algumas festas de natal aqui, patrocinadas pela empresa do meu pai. É uma altura, quando somos crianças, em que vestimos a camisola da empresa onde os nossos pais trabalham. Falamos delas como se fossem clubes de futebol. Eu não vejo nada de mal em se vestir a camisola mesmo que seja por uma empresa. É positivo.