sábado, dezembro 20, 2008

IMAGENS QUE VIERAM DO FRIO

CATEDRAL DE HELSÍNQUIA - FINLÂNDIA
(Lisboa) A primeira vez que vi imagens de Helsínquia foi num filme chamado Night On Earth de Jim Jarmush. Corriam os primeiros anos da década de noventa do século passado. No filme, passou-me a ideia de uma cidade pacata onde tudo fecha cedo. Tive a oportunidade de confirmar isso mesmo.

CATEDRAL DE HELSÍNQUIA - FINLÂNDIA
Esta é a Praça do Senado. Toda a gente que vem a Helsínquia passa por aqui. Li num guia turístico que esta praça está cheia de exemplos do estilo Neoclássico de arquitectura. A Praça do Senado está carregada de símbolos da Capital da Finlândia: a Catedral de Helsínquia, o Palácio do Governo que não aparece em nenhuma das fotografias, o Edifíio principal da Universidade de Helsínquia que também não aparece nas imagens e a Biblioteca Nacional da Finlândia que aparece parcialmente como o edifício à esquerda na última foto.

CATEDRAL DE HELSÍNQUIA - FINLÂNDIA
Todos os edifícios nomeados foram desenhados por Carl Ludvig Engel entre 1822 e 1852. De todos eles o mais conhecido é sem dúvida a Catedral de Helsínquia. Lá dentro as fotografias não são autorizadas, mas há sempre gente a tirar. É como parar em cima do passeio, não se deve mas pára-se. Estas fotografias foram tiradas há seis meses atrás, no Verão Finlandês com os seus dias intermináveis. Por lá e por estes dias o frio é bem mais do que nestas latitudes em que vos escrevo.

Sem comentários: