sexta-feira, janeiro 04, 2008

CARRO FLEX

(São Paulo) Aqui no Brasil existe o carro FLEX. O carro FLEX aceita álcool e gasolina ao mesmo tempo, pode-se, por exemplo carregar com alcool por que o alcool está mais barato na cidade onde se está e na cidade vizinha já se carrega com gasolina por que acontece o oposto.



No Brasil já existem carros a álcool há muito tempo. Imagine que tem um carro só a álcool e esse combustível deixa de estar disponível ou o preço sobe até um nível incomportável para a sua carteira. Imagine que o mesmo acontece com a gasolina num carro a gasolina. Nestas situações a tecnologia FLEX permite-lhe um nível de segurança bem maior e uma independência também maior em relação à gasolina.



Muito interessante esta tecnologia FLEX. Segundo li num fórum por aí perdido na Internet o carro FLEX que trabalhe só a álcool é menos eficiente que o carro a álcool e o mesmo se passa em relação à gasolina mas é entendível. O carro não foi especificamente construído a pensar num combustível logo não pode ser maximizada o seu rendimento para um só tipo de combustível.



Este link da Folha de São Paulo dá uma ideia de como fazer a escolha entre combustíveis. Eficiente eficiente seria ter um carro a álcool e um carro a gasolina mas aí qual seria a eficiência de ter um carro sempre parado sempre que um dos combustíveis estivesse muito mais barato que o outro? Qual o combustível que será mais estável a nível de fornecimento e a nível de preço? Perguntas difíceis de responder que dão à tecnologia FLEX uma força muito grande.

Sem comentários: