domingo, setembro 23, 2007

NAVEGAR À VELA

BARCO NO CANIÇAL
(Lisboa) Tive ontem o meu baptismo de vela. Um passeio muito agradável ao longo da margem do rio Tejo. Devem existir muitas empresas que fazem esses passeios mas aquela em que fui foi a West Coast Sailing. Como é óbvio não me deram um barco para a mão. O nome do profissional que nos acompanhou era Victor. Muito simpático e confiante sempre ao longo de toda a viagem que deve ter levado umas duas horas e meia a três horas de duração. O Victor demonstrou uma capacidade e paciência para ensinar muito elevada.


Deixou os passageiros participarem no controlo do barco. Sempre quando se faziam manobras explicava tudo quanto se estava a passar e deixou-me ao leme da embarcação. Garanto-vos que com as rajadas de vento e sendo muito ignorante nesta matéria pensei que o barco se ia voltar ao contrário em pleno rio. O barco que tive o prazer de pilotar tem 1200 kg e tem 600 desses quilos como lastro, um torpedo no fim do calado com 1,60m. Segundo o mesmo Victor para o barco voltar teria de dar um rajadão de vento e o rio estar muito alterado. Esta última informação acalmou-me muito já que não é fácil manter a calma quando o barco inclina bastante. Pois é, caro leitor, a ignorância cega e cria medos. A informação e a alfabetização apagam esses medos.

Não sou ninguém para ensinar vela mas fiquei a saber que para montar e retirar a vela é preciso apontar o barco para o foco do vento. Fiquei também a saber que o vento embora imprevisível não é maluco, ou seja, não vem vento de sudeste e no segundo seguinte de noroeste (o sentido inverso). O vento roda, ou seja, se vem de norte não pode mudar subitamente para sul. Roda lentamente até mudar a sua direcção. O que muda imprevisivelmente é a sua intensidade e não a sua direcção.

A minha curiosidade não foi totalmente satisfeita, mas é impraticável fazer todas as perguntas que nos dá vontade de fazer em apenas duas horas e meia. Não sou grande navegador já que enjoo muito facilmente mas ontem não senti quase nada, acho que era por ir aos comandos, isso ocupou-me a cabeça.

O site da West Coast Sailing tem disponível para download alguns documentos explicativos de alguns conceitos náuticos importantes.

O barco da imagem primeira não foi o que usei na viagem descrita. Na imagem está um barco na Baía D'Abra, no Caniçal, na Ilha da Madeira.



Sem comentários: