sábado, abril 28, 2007

CARTAS DOS LEITORES X

Continue o bom trabalho é um excelente blog, os meus parabéns!

Os melhores cumprimentos,

BaBy_BoY_sWiM

http://madeiraminhavida.blogspot.com

Obrigado a todos os meus leitores.


domingo, abril 22, 2007

PORTÃO DOS VARADOUROS

(Lisboa)

Reposição da antiga porta da cidade, parte integrante da muralha defensiva do Funchal e que dava acesso ao varadouro de barcos na praia de calhau, então existente onde é hoje em dia a Avenida do Mar. Este portão foi construído em 1689, no tempo do governador D. Lourenço de Almeida.
Em Maio de 1911 foi demolido , na sequência da adaptação da baixa da Cidade ao automóvel, tal como grande parte das antigas murahas, já sem utilidade militar para a época.
Por iniciativa da Câmara Municipal, foi reposto no mesmo local em Setembro de 2004, no âmbito da recuperação de património histórico incentivada pelas comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal.
A sua reconstrução obedeceu a um estudo histórico, tendo o pórtico sido reconstruído em betão armado com forras em cantaria da Região, respeitando a traça arquitectónica primitiva, sendo encimado pelas peças originais (coroa, armas reais e lápide) que se encontravam depositadas no Museu das Cruzes.

Texto explicativo encontrado no sítio do monumento.

quinta-feira, abril 19, 2007

CARTAS DOS LEITORES IX

Prezado Ricardo,

Bom dia. Meu nome é Ricardo Oliveira e moro no Brasil, próximo à São Paulo.

Tive o prazer de conhecer o seu blog sobre a Ilha da Madeira e você
está de parabéns pela riqueza de detalhes e informações.

(...)

Por fim, deixo os meus sinceros parabéns pelo seu blog.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Oliveira, Brasil

Obrigado a todos os meus leitores.

sábado, abril 14, 2007

O QUADRANTE

quadrante Museu de Marinha(Lisboa) Para que serve o quadrante? Como se usa o quadrante? Uma pesquisa rápida pelo Google pode responder a estas perguntas e nos levar a sítios como este criado por estudantes do ciclo. Servia, entre outras coisas, para medir a latitude onde se encontrava. Como era feito isso? Primeiro era preciso encontrar a Estrela Polar. Para além de indicar o Norte essa estrela também nos dá a Latitude pela medição do ângulo dela com o horizonte. Aponte o leitor com o dedo indicador da mão esquerda para o horizonte e com o indicador da mão direita para a estrela polar, junte os dois dedos na sua base e obtém esse ângulo. A estrela polar é visível em todo o Hemisfério Norte. No Sul pode-se fazer a mesma coisa encontrando uma estrela como referência. Essa medição só pode ser feita durante a noite já que embora esteja acima do horizonte a dita estrela não é visível pela iluminação do Sol.
quadrante Museu de Marinha Essa medição era feita de noite o que me leva a pensar que durante o dia seria impossível com os meios dos navegadores das descobertas, saberem a sua latitude. Só a Lua e o Sol é que são visíveis durante o dia (na prática) e esses astros estão a mudar a sua posição relativa a toda a hora. Uma coisa que sempre me interroguei foi como era medida a longitude nesses tempos antigos? Como se faziam os mapas nesses tempos antigos. Não haviam aviões nem satélites. Muitos mapas antigos parecem estar deformados resultado da falta de rigor na sua feitura.
Eram outros tempos e outros desafios também.
Não menos importantes, não menos difíceis. Hoje, se calhar pensamos a tabuada fácil mas quando a aprendemos, na primária, levou-nos algum tempo. São etapas pelas quais temos de passar para atingir outros objectivos.

domingo, abril 08, 2007

quinta-feira, abril 05, 2007

CARTAS DOS LEITORES VIII

Olá,

tomei hoje conhecimento do seu blog, pleo qual o felicito.

Aproveito para lhe deixar o endereço do blog que mantenho quase há três
anos e que é uma recolha de palavras, memórias e tradições madeirenses.

http://o-rabo-do-gato.blogspot.com

Obrigada,

Lília Mata

P.S. Tenho também um "jardim virtual", com plantas da Madeira, em:

http://jardinsperdidos.blogspot.com



Obrigado a todos os meus leitores. Por passarem por aqui, por gastarem o seu precioso tempo a ler as barbaridades que tenho para escrever.

CÂNTICOS MILITARES

(Lisboa) As movimentações começaram. As eleições inúteis e caprichosas do Dr. Jardim terão lugar no dia 6 do próximo mês. Para já fiquem com o cântico militarista.

Querem tirar à Madeira
o que é nosso, o que é da gente
mas nada nos vai vencer
com Alberto João Presidente.
Alberto João Alberto amigo
a lutar, a vida inteira
conto como sempre contigo
Presidente pela Madeira.

A Madeira está unida
ninguém nos tira a razão
é hora de estarmos juntos
dar força a Alberto João.
Dar as mãos cerrar fileiras
reforçar essa união.
Todos juntos pela Madeira
com o Alberto João.

Música do PSD-M nas eleições de 2007.

E toca a repetir a ladainha. A luta continua contra um inimigo invisível que muitas vezes toma o nome de socialista. Só que identificar uma coisa apenas como socialista é não dizer coisa nenhuma. Aposto que o PSD tem medidas socialistas tal como o CDS-PP. O tom de ataque é constante e gratuito mas não é coerente. Acusa-se Lisboa de querer tirar dinheiro à Madeira mas já a política da União Europeia de redução do mesmo tipo de apoio não é criticada. Acontece que na base tanto a União Europeia como o Governo Central têm o mesmo argumento para a retirada de apoio, a mesma base: o crescimento registado após investimentos anteriores.

Vou adicionar uma lista de links aqui do lado com os sites regionais de partidos e movimentos políticos. Vou adicionando aos poucos e na medida do meu tempo. É claro que tinha de começar pelo movimento que governa a Madeira à mais de trinta anos! Sim leram bem, há mais de 30 anos! É um caso único a nível mundial.

Link do PSD-M: http://www.psd-madeira.com. O sítio apresenta algumas debilidades. Por exemplo, se forem à parte do manifesto (aqui) encontrarão o texto do manifesto em ficheiros de imagem, placas de imagem. Por exemplo aqui. Isso não se usa em geral, só em circunstâncias que realmente o justifiquem. Por exemplo um endereço de email justifica-se que esteja num ficheiro de imagem por causa dos programas que automaticamente percorrem a rede e capturam endereços de email. Isto não se faz para texto informativo que fica assim arredado de ser indexado num motor de busca para além de fazer com que o sítio fique mais lento pois codificar texto em imagem implica um aumento significativo do tempo de carregamento do mesmo. Outra coisa, deveria haver a opção de desligar o som, essa também é uma má prática na construção de páginas na Internet.

quarta-feira, abril 04, 2007

BLOGS MADEIRA

(Lisboa) Mais um blog feito na Madeira ou por madeirenses: Farpas da Madeira. Tino, Paulo Barata e Cláudio Torres escrevem. Especialmente interessante nestes últimos artigos foi a exposição neste blog de um vídeo do YouTube, mostrando-se o mesmo em seguida.



Este vídeo tem 76 minutos. Não sei como conseguiram colocar este vídeo lá já que os vídeos no YouTube têm uma limitação de dez minutos. Enfim, este vídeo mostra a essencial contribuição do Sol no Clima Global. Penso que a palavra deve ser sempre dada aos especialistas. Obviamente, os políticos devem tomar decisões mas nunca a sua decisão deve ser baseada em compromissos pessoais como se assistiu ultimamente com o aeroporto da OTA. Os políticos nestas questões mais técnicas deveriam ser apenas moderadores, moderadores de um debate.

terça-feira, abril 03, 2007

AS NOSSAS CIDADES

(Lisboa) Confesso que não estou convencido com as políticas para o futuro das nossas cidades. Não se quer definitivamente apostar no transporte colectivo apostando cada vez mais no transporte individual, cada vez mais lento e ineficaz. Como é que se podem tirar carros do centro se existem cada vez mais acessos para os mesmos para chegar ao centro da cidade? Por outro lado os parques que existem são insuficientes para acomodar tantos automóveis e as cidades vão ficando cheias de latas nos passeios dificultando ainda mais a mobilidade.

Uma espreitadela para o resultado aqui.

IGREJA DA SÉ

(Lisboa) Ao final da tarde.

FIREFOX???

(Lisboa) Muita gente me pergunta por que sou um fã do browser ou navegador Firefox. Já agora, para quem não sabe browser é o nome que se dá ao programa que nos permite ver páginas na internet. O leitor está a ver esta página devido ao facto de ter instalado e neste momento estar a correr um programa de computador, um browser, seja ele o Firefox ou outro qualquer. Com os computadores novos costuma vir instalado o browser ou se preferirem, em português, o navegador Internet Explorer (IE). Continua ser o navegador mais usado devido à sua distribuição gratuita e conjunta com o Windows. Os utilizadores de Mac usam normalmente o Safari. Para aceder a uma página existem outras alternativas para além do IE. O Firefox é talvez a melhor delas todas. Começa por apresentar as diversas páginas em abas, uma característica que o IE só começou a apresentar na sua versão 7.0. Mas o apresentar páginas em abas não começou com o Firefox. Essa funcionalidade muito útil porque permite ter apenas um programa aberto com vários sítios visualizados, tornando o seu ambiente mais organizado, começou, salvo erro, com o navegador Opera.

Já agora e porque se afigura conveniente nesta altura frisar, o leitor pode mudar rapidamente de programa aberto no seu ambiente (imagine que os seus colegas de trabalho cuscos se aproximam) carregando nas teclas ALT+TAB. Se tiver uma lista muito grande de programas abertos e por que o ALT+TAB apenas permite mudar de programa num sentido, se desejar mudar no outro sentido pode pressionar ALT+SHIFT+TAB. E quando os programas têm abas? Como o Firefox. Pode pensar que é mais fácil ter várias janelas abertas, cada uma para cada sítio mas não. Pode navegar entre abas muito simplesmente com o CTRL+TAB e assim tem o mesmo efeito de navegar em abas como tinha transitando entre programas ou então CTRL+SHIFT+TAB no sentido inverso, também funciona noutros programas como o Word, Excel, em muitos também, basta que tenham janelas internas.

O Firefox permite-lhe personalizar o seu browser e esta é a grande vantagem que apresenta através das extensões. As extensões são pequenos acrescentos que o utilizador pode instalar por sua iniciativa no Firefox. Existem sites com listas intermináveis de extensões para o leitor escolher, algumas podem até lhe parecer ridículas. O utilizador pode até construir a sua extensão. É muito fácil, existem tutoriais muito acessíveis por aí. Basta ter curiosidade e uma ideia para uma nova extensão. Por exemplo, imagine que está a navegar num sítio em que são apresentados valores em dólares. Como está a ler esta página pode ser que seja português ou brasileiro (a maioria dos leitores desta página ligam de Portugal, cerca de 60% e do Brasil, cerca de 20%), logo preferirá ver os mesmos valores em Euros ou Reais. Existe uma extensão que faz essa conversão na própria página, ou seja os valores em Euros aparecem na mesma página e não tem de fazer os cálculos à parte. Outro exemplo. Gosta de futebol? É provável que sim e se sim pode instalar a extensão Footiefox e saber em qualquer parte do mundo, enquanto navega na Internet o resultado da sua equipa favorita ou selecção se por acaso não tiver oportunidade de ver o jogo ao vivo nem na televisão bem como ser avisado de quando uma das equipas marcar um golo. Existem outros exemplos, pode saber a previsão do tempo em qualquer parte do mundo, exibida permanentemente na sua barra de estado (a barra de estado é a barra que muitos programas têm no rodapé da sua janela), ou então o mapa de satélite da zona escolhida e ver se a nebulosidade é muita ou pouca e a sua tendência de evolução.

O Firefox também é conhecido por ser muito seguro disponibilizando funcionalidades que lhe permitem estar a salvo das muitas ameaças que a rede das redes tem. Se ainda não experimentou recomendo-lhe uma voltinha ao seu site favorito com ele.

Antes de acabar. Muitos construtores de páginas ainda testam as suas páginas apenas para IE. Não há problema, pode visualizar as páginas no Firefox também pelos olhos do IE através de uma extensão que abre as páginas no navegador da raposa como se fosse o IE. Como diria o outro, há coisas fantásticas não há? E assim nunca mais vai ter de abrir o IE.

segunda-feira, abril 02, 2007

FUNCHAL

Funchal - Ilha da Madeira(Lisboa) Nas fotografias antigas do Funchal ou em pinturas de tempos idos e que não voltam mais vêem-se muitas vezes a baía da cidade cheia de barcos e navios. Nessa altura ainda não tínhamos Porto. Os barcos e navios ficavam todos ao largo. Todos ou a maior parte deles. Nesta imagem que vos trago hoje o Porto do Funchal é pequeno para estacionar tantos barcos e navios logo eles têm de ficar no mar. Esta fotografia é recente, é do dia 31 de Dezembro de 2006 e os barcos servem um pouco como plateia para ver o espectáculo de passagem de ano no Funchal.

Muitas vezes o dia último do ano começa com chuva e com tempo nublado, muitas vezes o primeiro do ano também mas não me lembro do espectáculo do fogo de artifício ter sido alguma vez estragado ou diminuído por questões meteorológicas. Os céus ajudam-nos sempre.

domingo, abril 01, 2007

MIGUEL SOUSA TAVARES

(Lisboa) Miguel Sousa Tavares no seu artigo de opinião de ontem no Semanário Expresso: O povo da Madeira adora o dr. Jardim e com certeza que tem razão: tudo o que ele faz não lhes custa um tostão. Ainda acrescentando, na sexta-feira tive um almoço de Páscoa da empresa onde trabalho. Um momento para nos conhecermos melhor uns aos outros fora do âmbito profissional. Entre outras coisas e pelo facto do autor destas linhas ser madeirense estava-se a falar das fortunas árabes e o assunto pulou para o facto da Madeira também ter um líder árabe mas este sem poços de petróleo que pudessem justificar os seus caprichos. O poço de petróleo seria o Orçamento de Estado neste caso. Isto para vos dizer a todos que essa ideia sempre esteve presente associada à Madeira, pelo menos em muitos dos nossos concidadãos que vivem em Portugal fora da Madeira.

Desde os tempos de faculdade e quando as pessoas descobriam a minha origem madeirense logo me vinham com essa conversa que a Madeira vive acima das suas possibilidades. Uma ideia que é reforçada pela atitude dos políticos madeirenses muitas vezes associados a pedintes (e não é que certas atitudes parecem mesmo de pedintes? pelo menos quem para quem olha de fora) no continente e uma ideia que eles próprios, os visados, não tentam contrariar. A única coisa que contrariam são as pessoas que não dizem o que eles querem e não as ideias. Isto de contrariar pessoas é muito cansativo, por duas razões, primeiro por que elas são muitas e em segundo por que a ideia é comum logo combater a ideia é combater as pessoas proprietárias dela, logo é muito mais eficaz argumentar contra ideias e não contra pessoas.

Vejo em muitos artigos de opinião que os que ousam falar assim da Região Autónoma da Madeira, supostamente difamando-a, são logo considerados uns hereges, são seguidamente excomungados e executados sumariamente com palavras das mais violentas possíveis. Ou seja, o chamado político madeirense está-se nas tintas para a ideia, tenta é silenciar o acusador o que não é nada abonatório para quem silencia. Em muitos textos que leio por aí Miguel Sousa Tavares é tratado como um inimigo da Madeira (a Madeira pelos vistos tem inimigos!, os doentes pensam que tem, eu acho doentes os que acham que a Madeira tem inimigos).

Na verdade Miguel Sousa Tavares não é um inimigo da Madeira. É só mais uma pessoa que pensa pela sua própria cabeça e tem o direito de expor os seus pensamentos. Só por que nós não concordamos com uma pessoa não quer dizer que ela seja nossa inimiga ou significa?

IMAGENS ANTIGAS DA MADEIRA

(Lisboa) Especialmente para quem gosta de História, de ver imagens antigas, de saber como era a vida das pessoas antes de existirmos como pessoas. Aqui podem deliciar-se com muitas imagens antigas da Ilha da Madeira. Fotografias que vale a pena ver. Em algumas fotos apenas reconhecemos o lugar pela legenda. Muita coisa mudou. O dono do sítio é Abel Zeferino.