sábado, abril 14, 2007

O QUADRANTE

quadrante Museu de Marinha(Lisboa) Para que serve o quadrante? Como se usa o quadrante? Uma pesquisa rápida pelo Google pode responder a estas perguntas e nos levar a sítios como este criado por estudantes do ciclo. Servia, entre outras coisas, para medir a latitude onde se encontrava. Como era feito isso? Primeiro era preciso encontrar a Estrela Polar. Para além de indicar o Norte essa estrela também nos dá a Latitude pela medição do ângulo dela com o horizonte. Aponte o leitor com o dedo indicador da mão esquerda para o horizonte e com o indicador da mão direita para a estrela polar, junte os dois dedos na sua base e obtém esse ângulo. A estrela polar é visível em todo o Hemisfério Norte. No Sul pode-se fazer a mesma coisa encontrando uma estrela como referência. Essa medição só pode ser feita durante a noite já que embora esteja acima do horizonte a dita estrela não é visível pela iluminação do Sol.
quadrante Museu de Marinha Essa medição era feita de noite o que me leva a pensar que durante o dia seria impossível com os meios dos navegadores das descobertas, saberem a sua latitude. Só a Lua e o Sol é que são visíveis durante o dia (na prática) e esses astros estão a mudar a sua posição relativa a toda a hora. Uma coisa que sempre me interroguei foi como era medida a longitude nesses tempos antigos? Como se faziam os mapas nesses tempos antigos. Não haviam aviões nem satélites. Muitos mapas antigos parecem estar deformados resultado da falta de rigor na sua feitura.
Eram outros tempos e outros desafios também.
Não menos importantes, não menos difíceis. Hoje, se calhar pensamos a tabuada fácil mas quando a aprendemos, na primária, levou-nos algum tempo. São etapas pelas quais temos de passar para atingir outros objectivos.

Sem comentários: