domingo, janeiro 28, 2007

O SEGREDO É A ALMA DO NOSSO ATRASO

(Lisboa) Era uma vez uma pessoa que eu conhecia cujo pai trabalhava na Empresa de Electricidade da Madeira , não interessa a fazer o quê. Por volta do ano de 1997 abriu um museu da Empresa de Electricidade, na rua D. Carlos I no próprio edifício sede da companhia. Era um espaço agradável onde se expunha toda a informação sobre a electricidade na Madeira. Tinha dois andares: o rés-do-chão e um primeiro andar. Esse meu conhecido veio-me dizer da existência desse museu com uma atitude estranha para a circunstância. Veio com a atitude de quem conta um segredo, uma coisa privada, que não é para ser divulgada. Não se ficou pela aparência disse mesmo no fim da nossa conversa Olha Ricardo, isto que eu te disse não é para espalhar por que aquilo não é para abandalhar. E eu fiquei a pensar, que raio, aquilo é um museu, é para ser divulgado, é para explicar a história da empresa na Madeira, a História da Distribuição Energética na Região, é para dar um novo entendimento da electricidade ao leigo! É um museu, quanto mais gente vier ver melhor não? Perdoem a minha falha mas é assim que penso.

Esta história demonstra a falta de jeito que temos para lidar com o que deve ou não ser contado. Se calhar vem do tempo da ditadura. Ainda se sente medo nas pessoas para dizer em público o que pensam, mas não o que pensam do futebol ou do big brother ou da novela por que disso as pessoas falam de tudo o que há para falar em alto volume, mas para dizer o que acham do poder que as governa, o que acham da estrada que foi construída e se isso vai ser melhor para a vida delas, o que pensam do tipo que entrou de cunha na empresa pública por que é protegido deste, amigo daquele, ou filho do Secretário, o que pensam do facto de termos recebido ajudas da UE e de não termos crescido em relação aos nossos parceiros directos. Disso fala-se com boca pequena. Aos sussurros. Alguém pode ouvir e depois a minha vida é prejudicada, pensa o covarde. Talvez seja covarde talvez seja prudente.

Depois não divulgam o que deve ser divulgado como o museu. O museu é apenas um exemplo. O museu pode ser qualquer tipo de informação. Tentam guardar a informação para elas como se a sua divulgação as pudesse prejudicar. Mas será que prejudica mesmo ou não será a falta de informação que nos prejudica a todos? Os museus estão às moscas e fechados aos domingos e feriados e toda a gente acha normal, por exemplo. Ficar satisfeito por que o nosso clube ganha é bom, eu por exemplo estou chateadíssimo: o FCP perdeu com o Leiria na sexta mas nada do que eu faça para além de apoiar pode mudar alguma coisa no jogo da minha equipa. Mas na realidade a nossa vida não melhora consideravelmente se o nosso clube ganha ou será que muda? Mas já mudava se aquela fila de trânsito de todos os dias que nos consome duas horas das nossas vidas fosse eliminada. Já pensaram uma hora a mais na vida por dia? Uma hora que não é consumida por nada, só naquilo que nos apetecer. Já pensaram? Mas não, voltem a desculpar a minha falha, isso não é verdadeiramente importante ou será?

Sempre me cruzei com esses pobres diabos que vivem muito bem em Portugal. Um desses sítios era na faculdade. Debaixo daquela capa que eram muito porreiros e falavam publicamente que gostavam de ajudar quando chegava a altura do vamos ver, ocultavam informação. Muitas vezes guardavam apontamentos que os próprios professores pediam para que fossem colocados numa reprografia, até quase ao dia da avaliação. Aí desbloqueavam a informação já mastigada por eles próprios. Esqueci-me, diziam, e os outros como sempre passavam recibos de otários. Se tinham ido a uma aula de dúvidas e tinham a certeza que determinada matéria não saía no exame não contavam. Existe muito aquela ideia que para um brilhar os outros têm se ser ocultados. Pois eu penso exactamente ao contrário e vou recorrer a um exemplo: numa corrida de automóveis se os carros são todos iguais o que ganha realmente teve mais braço que os outros mas o que vejo muitas vezes é um tipo que gosta de se mostrar e então entra com um Ferrari numa corrida de minis. Às vezes apetece-me ir lá ter com o tipo do Ferrari e dizer: deixa de ser parvo e vai competir com quem tenha armas iguais às tuas, aqui vais ganhar sempre mas não aprendes nada, não evoluis nada e mais, a tua falta não se fica por aí, estás a prejudicar todos os outros por que eles não vão ganhar e vão achar que são uma porcaria mas não são, minis a competir com um Ferrari não faz sentido nenhum.

O segredo é a alma do negócio claramente não é a lei que se aplica neste caso do museu. Cada lei tem o seu espaço de actuação. Neste caso estes segredos são a alma do nosso atraso.

Sem comentários: