quarta-feira, janeiro 10, 2007

O ESTAR DESEMPREGADO

(Lisboa) O estar desempregado é um estado muito desconfortável. Toda a gente que passa por isso sabe-o bem. O que nunca ninguém me tinha explicado é que o emprego não é um direito, é uma circunstância da vida. Quem está empregado não é necessariamente nem mais competente nem um ser humano melhor do que outro que não tem emprego. Está apenas empregado mas muitos empregados são se calhar mais frágeis do que outros que estão no desemprego.

Longe vão os tempos em que ouvi estuda para seres alguém. E se uma pessoa não estudar não é ninguém? E se estudar é automaticamente alguém? O que é ser alguém? Ser alguém é antes de mais sentir-se alguém.

Pode o leitor se encontrar nesse estado de desemprego e se sentir a pior pessoa do mundo principalmente quando o zezito, esse ser retardado e a quem o irmão lhe colocou na empresa onde trabalha actualmente lhe aparece à frente falando consigo com um tom piedoso e dando-lhe conselhos atrevidos para melhorar no seu CV ou dicas quentes para as entrevistas em que ele, o autor das receitas nunca participou ou foi seleccionado. A ignorância é atrevida. Queira o leitor ficar tranquilo que demore o tempo que demorar a persistência sempre deu resultados mas nunca caia na asneira de pensar que não tem valor ainda mais se tiver nesse estado em Portugal, um país onde a competência e o mérito por vezes não encontram lugar.

Sem comentários: