terça-feira, janeiro 23, 2007

FORTE DE SÃO TIAGO - FUNCHAL

FORTE DE SÃO TIAGO - FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL
(Lisboa) O Forte de São Tiago situa-se na parte oriental do Funchal, na chamada zona velha da cidade.

Diz-nos assim o Elucidário Madeirense sobre esta fortaleza:
«Esta fortaleza, diz o Dr. Álvaro Rodrigues de Azevedo nas notas às Saudades da Terra, assenta sôbre uma ponta de rocha firme, mais entrada nas águas do porto que as praias adjacentes; pelo que as vigia e protege para um e outro lado; é, além disso, o fecho da cortina de muralha que até ela se prolonga pelo Cabo do Calhau. A originaria construção não tinha a primeira bataria que lá existe: o pórtico primitivo está a dentro desta, e tem no alto, em letra do tempo, a era de 1614, a testificar o quando da obra».
A fortaleza de São Tiago foi reedificada em 1767, segundo se vê duma inscrição que está sôbre a porta principal, no ângulo leste-sul do largo da entrada, tendo o governador e capitão general José Correia de Sá mandado vir de Londres 50 peças de artilharia com todos os seus pertences, para defesa dela. A bataria n.° 3 de Artilharia de Montanha está aquartelada na fortaleza de São Tiago.

Agora está aberto ao público sendo a sua visita gratuita estando apenas reservada a entrada no museu ao pagamento de bilhete. Não sei quanto é para entrar no Museu. O acesso pela marginal é recente. Não me lembro exactamente desta parte da cidade antes destes novos hotéis terem aqui se instalado.

Sem comentários: