terça-feira, dezembro 26, 2006

FUNCHAL - ILHA DA MADEIRA - PORTUGAL

antigo cine santa maria, madeira story center(Funchal) O Cine Santa Maria já não existe. Houve uma altura em que na Madeira existiam por vezes apenas duas salas a passar filmes: eram elas o Cine Santa Maria, o Cine Jardim e por vezes o Cine D. João intercalava com estes dois pois também era interrompido algumas vezes. Hoje no lugar onde era o Santa Maria está instalado o Madeira Story Center. Actualmente os novos centros comerciais já têm todos múltiplas salas de cinema.

aida blu estacionado no funchalNestas alturas de frio por toda a Europa o Funchal brinda-nos com temperaturas bem agradáveis. Por isso somos invadidos permanentemente por turistas que vêm cá aquecer os ossos. Os navios que atracam no Funchal por vezes chegam a oferecer bicicletas para os seus passageiros passearem pela cidade. Não é uma cidade muito fácil para o ciclismo pois tem muito relevo mas a ideia é boa.

aida blu na madeira, funchalEste navio da imagem de cima é o Aida Blu. Já foi A'Rosa Blu mas mudou de nome e é um visitante habitual destas paragens.

natal na madeiraAndar pelas ruas do Funchal nesta época significa sentir-se ainda mais em casa pois existe música de Natal distribuída por pequenas colunas ao longo de todo o centro da cidade. Parece que estamos em casa. Tal como as iluminações de Natal e todos os outros enfeites a música é só nesta altura também.

natal na madeiraPor exemplo é possível ver uma réplica de um carro de bois ou uma lapinha mas também existem coisas que nada têm a ver com a Madeira como por exemplo trenós puxados por renas e anjinhos a tocar ou então réplicas de casas cobertas de neve ou pais natal. Enfim, pecados que se perdoam por que se considera esse Natal como de todos nós também.

avenida arriaga
A surpresa, no entanto, foi ver toda a parte sul da Avenida Arriaga com passeio. Eu que já não cá vinha desde o final de ano de 2005. Os passeios largos não são muito comuns no Funchal mas são muito agradáveis. Depois existem outras contradições a esta política de devolver a cidade às pessoas e não aos carros como por exemplo a construção de depósitos de carros como o do Almirante Reis. Talvez daqui a uns anos o desafio seja o que fazer com todas estas estruturas destinadas a automóveis. Eu não acredito que a mobilidade futura passe pelo automóvel individual. Para além de ser um desperdício energético que não será suportável para o planeta é um desperdício também em termos de espaço. Enfim, são teorias minhas mas fica aqui mais um pensamento dividido com o leitor.

Sem comentários: