domingo, setembro 28, 2008

MEMÓRIAS DE UM EX ALUNO DOS SALESIANOS FUNCHAL

(Lisboa) Hoje por ocasião da entrevista do Sr. Padre Vieira ao Diário de Notícias da Madeira, decidi acabar este texto, já um pouco esquecido, na parte de rascunhos no meu blogue. Não fui aluno de matemática do Sr. Padre Vieira mas lembro-me que todos os que o tiveram como professor o referenciavam com respeito. Tive aulas de matemática, do sétimo ao nono, com a professora Jeannette.

Passei pelos Salesianos do Funchal no início da década de noventa do século passado. Cruzei-me novamente com eles ontem quando visitava a sua página na Internet (www.esao.salesianos.pt). Na altura a escola era masculina. Hoje o ensino é misto. Vi nascer a biblioteca que então ficava numa divisão abandonada lá onde fica o 1º Ciclo, onde ficavam as criancinhas da primária.

As aulas preenchiam o dia inteiro e começavam de manhã após uma oração. A oração era, numa primeira fase dada em dois espaços, num ficava o Ciclo e na outra ficava o Unificado. Do Ciclo faziam parte os quinto e sexto anos.

A oração do Ciclo acontecia todos os dias no pequeno Teatro no rés do chão do edifício central. O Teatro tinha tinha duas filas de bancadas sendo que do lado esquerdo ficava o quinto ano e do lado direito o sexto. As turmas entravam por ordem isso significava que mais à frente ficavam as turmas As, depois as Bs e depois as Cs. As turmas C ficavam bem lá trás no teatro numa zona em que a distância entre a o banco e o tecto já era pouca. A oração do Unificado acontecia na Capela. A Capela tem mais espaço para acomodar os sétimo, oitavo e nonos anos. No meu último ano a horação já não era todos os dias, era em dias alternados para Ciclo e Unificado e aconteciam na Capela para ambos os agrupamentos. Segundas, Quartas e Sextas para uns e para outros às Terças e Quintas.

A escola lecciona os cursos desde a primária (1ª classe) até ao nono ano. As turmas A e B vinham da primária mas a turma C começava no quinto ano. Era a turma dos que vinham de fora. Eu fui duma dessas turmas C.


O BAR

O bar antigo abria só nos intervalos e não tem nada a ver com o que aparece nas fotos. Era também sala de jogos onde se podiam jogar matrecos, bilhar e ping pong. Na altura o que se vendia no bar era pão com manteiga, pão com fiambre e bebidas. Hoje já parece um bar normal de escola. Os empregados do bar eram alunos e era por isso que só podia abrir nos intervalos. Quando dava o toque já se sabia que os tipos do bar tinham de chegar primeiro por isso não adiantava estar muito apressado.


A PAPELARIA

Na altura a papelaria era administrada pelo Sr. Padre Giovanni e era um quartinho no rés-do -chão do edifício central. Vendiam-se cadernos, canetas, lápis, lapiseiras e outro material mas nada de livros escolares.


A CAPELA

Não parece ter mudado muito desde essa altura.


A SECRETARIA

Moderna com separadores de vidro.


AS SALAS DE AULA

As salas de aulas parecem modernizadas com novas cadeiras e mesas. No meu tempo existiam mesas e cadeiras de madeira. Os quadros eram de pedra e giz. Hoje já são de marcadores. Mais higiénicos. Lembro-me que os quadros de giz eram um problema para quem tinha alergia. Alguns professores pediam apagadores com esponja molhada com água numa taça. Assim o pó era menos. O quadro molhado significava mais tempo de espera até se poder escrever outra vez pois o giz molhado não escreve um boi. Havia um aluno destacado para limpar o quadro nessas condições já que o procedimento não poderia ser executado de qualquer maneira. O apagador não poderia pingar água para não molhar os giz que se encontravam na calha.


SALA DE INFORMÁTICA

Não existia quando fui aluno. Existia sim uma sala de computadores no último andar, no andar da sala de música, onde só se poderia ir com autorização do Sr. Padre Vieira que hoje é entrevistado no Diário de Notícias. Basicamente iamos lá jogar. Foi lá que comecei a jogar o Alley Cat, um jogo onde um gato preto salta de apartamento em apartamento e onde encontra várias provas que tem de superar para poder saltar para o nível seguinte.


A BIBLIOTECA

A biblioteca primeiro apareceu nos meus últimos anos de Salesianos. Situava-se lá longe no edifício abandonado, para lá do ringue de patinagem.


OS LABORATÓRIOS

Os laboratórios hoje parecem, pelas fotografias, modernizados.


A CANTINA

A Cantina mudou bastante pelo que pude observar das fotografias. O almoço era apontado para as 12h45m. Era essa a hora do toque. Seguia-se uma pequena oração e de seguida eram servidos os pratos à mesa de cada um. Cada mesa levava quatro a cinco pessoas. Os pratos eram servidos pelas cozinheiras mas essencialmente por alguns alunos voluntários que depois almoçavam mais fartamente e com outra variedade. Era essa a recompensa por ficar liberto mais tarde para as brincadeiras. Afinal de contas as aulas começavam às 14h15m e era preciso aproveitar cada momento do intervalo do almoço, o maior intervalo do dia. Na melhor das hipóteses ficávamos libertos à 1h. Quem saisse mais rápido apanhava os campos vazios e poderia ocupá-los à sua vontade e levar os amiguinhos para lá. As bolas e mochilas não iam para as mesas, iam para uns armários situados ao pé das portas.


O PÁTIO

O campo de futebol parece-me igual ao que era na altura em que passei pelos Salesianos do Funchal. Em alcatrão, uma queda era um grande sofrimento. Dentro do campo de futebol maior cabiam três campos de basquete na transversal. Era basquete que gostava mais de jogar nos intervalos.

Sem comentários: