(Lisboa) Sigo a direção da seta, é tempo de voltar. A Avenida do Mar, que aqui termina ou aqui começa, a certa altura passou a chamar-se Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, mas esta placa que é recente, e feita muitos anos depois do novo nome, não recebeu o nome completo. Toda a gente a trata por Avenida do Mar. Aqui é o centro, é onde o povo circula, onde a maioria dos forasteiros que chegam passeiam, onde acontecem muitos eventos da Ilha e é aqui que terminam as três maiores ribeiras do Funchal.
Os autocarros vêm todos ter aqui e daqui partem para vários pontos da Madeira. Nos anos de Salesianos era aqui que apanhava o 32, para ir para a escola. Durante anos foi o meu ponto de partida para mais um novo dia. Era aqui que conversava enquanto o transporte não chegava, aqui fiz e aprofundei amizades. Depois o 32 mudou o percurso, apanhava-o na 5 de Outubro, mas continuava a passar no centro.
O Palácio de São Lourenço, a Assembleia Legislativa Regional, o Cais do Funchal são alguns pontos de referência por aqui, mas também há os cheiros dos bares e do mar que nos entram pelo nariz, as conversas das pessoas com quem nos cruzamos, as caras que achamos que conhecemos de algum lado, sim a Madeira não é uma aldeia mas as pessoas passam todas umas pelas outras com muita frequência.
E os carros, há muitos carros na Avenida do Mar, hoje há mais carros do que quando ia para os Salesianos.
Bom fim de semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário