(Lisboa) Estava a pensar que largura de banda seria necessária para diversos tipos de serviços de audio e vídeo que usamos atualmente. Para além dos serviços pagos existem excelentes alternativas gratuitas e com muito boa qualidade, como por exemplo, o RTP Play, o Arquivos RTP, o YouTube e outros.
Para mim, pessoalmente, o mais importante é o conteúdo e não o formato em que está, ou seja, eu vou à procura de um filme ou documentário e quero vê-lo no formato que estiver disponível. Não vou à procura de um conteúdo só porque está em 4k ou em Full HD. Eu prefiro ver o Pulp Fiction em PAL, numa televisão CRT das mais antigas, aquelas cúbicas, do que um vídeo espetacular qualquer em 8k, numa televisão sexy, num stand de loja qualquer com uma cadeira super confortável. Perceberam a diferença?
Algumas aplicações permitem salvar o conteúdo localmente nos aparelhos, para visualização posterior. É uma vantagem no caso de se preverem restrições de acesso à Internet no momento em que se pretende consumir esses conteúdos.
Depois há o conselho prático de ligar a TV, por cabo, ao router ligado à Internet, para obter melhores resultados. Uma ligação wifi pode variar a sua performance mais facilmente mas por cabo a qualidade da ligação fica mais protegida da concorrência de outros equipamentos. Se o conteúdo estiver disponível por TDT também é válido, só que nesse caso chegue a horas antes do programa começar porque se não tiver nenhuma caixinha que o permita gravar vai ter de o ver como se via televisão antigamente, sem pausas para comer ou ir à casa de banho, só nos intervalos para publicidade, se os houver. Se precisar de usar mesmo uma rede sem fios, tente usar na banda dos 5 GHz porque a os 2.4 GHz normalmente estão cheios de outras redes, dos seus vizinhos. Sorte sua se viver afastado destas interferências, a grande maioria do povo trabalhador não tem essa sorte. Para lhe facilitarem a vida muitos serviços vão usar o Adaptive Bit Rate (ADR), o que significa que a qualidade de transmissão vai-se adaptar à qualidade da ligação, isto quer dizer que se o vídeo não puder ser transmitido com a sua qualidade máxima vai conseguir na mesma visualizá-lo, mas com uma qualidade inferior.
Audio, rádio via TuneIn, por exemplo (320 kbps)
SD, o mesmo que é dizer resolução do antigo formato PAL (0,5 a 1 Mbps)
1280 x 720 HD (5 Mbps)
1920 x 1080 Full HD (8 Mbps)
3840 x 2160 Ultra HD 4k (36 Mbps)
7680 x 4320 8k UHD (150 Mbps)
Isto são valores indicativos porque tanto o audio como o vídeo podem ter várias codificações, mesmo dentro da mesma resolução de imagem ou qualidade de som.
Sem comentários:
Enviar um comentário