quinta-feira, julho 08, 2021

ST PAUL'S CATHEDRAL


(Lisboa) Esta semana a Inglaterra vai jogar a final do Campeonato da Europa de Futebol 2020, uma competição que os ingleses nunca ganharam. Há 10 anos atrás eu visitava a Inglaterra e não era a primeira vez nem seria a última. A fotografia é dessa altura, agosto de 2011. Como estava fora de Londres e queria muito ir à capital do Reino Unido, aproveitei um sábado. O objectivo era chegar à cidade, a uma estação de underground. Facilmente poderia ir para qualquer lado pelo tube, a rede de metro londrina. O roteiro que repeti mais de uma vez consistia em vir à superfície perto da Tower of London, atravessar a icónica Tower Bridge e fazer todo o caminho para oeste acompanhando o rio Tamisa até à Ponte de Westminster. Depois atravesso esta ponte, passo pelo Parlamento e pelo Big Ben, visito a casa do Primeiro-Ministro (britânico) e vou até ao Palácio de Buckingham. É uma viagem no tempo até aos meus primeiros livros de inglês do quinto e do sexto anos com a miss Cassiano nos Salesianos. Não me lembro do nome da professora do sexto ano nem do professor que a malta chamava de verdinho, nos sétimo oitavo e nono anos. A primeira vez que vi fotografias de Londres, na verdade, nem foi nos livros de Inglês da escola. Havia em casa umas placas ou suportes para por panelas quentes na mesa com fotografias da cidade. Lembro-me também de uma viagem feita pelas tias a Londres em que trouxeram uma caneta gigante com imagens e um pequeno globo de neve. Na altura ainda não conhecia os ímanes para as portas dos frigoríficos. Parecia que Londres e eu já nos conhecíamos há muito tempo. Tenho memórias de ver um casamento real também na televisão que teria sido o do Príncipe André com a Princesa Sara em 1986. O casamento de Diana com Carlos foi em 1981, não acredito que tenha memórias desses tempos. E o pequeno vídeo da Thames TV no final de programas? Este aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zwyFc7RAXdU. Foi assim que me colonizaram desde pequeno.

Sem comentários: