quarta-feira, maio 12, 2021

30 ANOS DEPOIS

VISITA DO PAPA À MADEIRA - 1991

(Lisboa) Foi num sábado ou num domingo? Não tinha a certeza quando comecei a escrever estas linhas. 12 de maio de 1990 foi num domingo, tirei a dúvida agora mesmo, num calendário. Saímos de casa eu, o meu pai, a minha mãe e a minha irmã. Fomos ver o cortejo papal na esquina entre a Rua do Bom Jesus e a Rua 31 de Janeiro. Era da parte da manhã. É a única fotografia que tenho da visita do Papa à Madeira, e acho que foi também a única que tirei. Foi o melhor que consegui numa máquina que era muito simples, para tirar fotos: era só carregar no botão, não havia nenhum ajuste possível em termos de abertura ou velocidade de captura. A única coisa mais complexa era mesmo olhar pela ocular e tentar apanhar o alvo. Estou a falar de uma máquina que tinha um formato rectangular, deveria ter mais ou menos o volume de três caixas de fósforos alinhadas. Depois de tirar as fotos tínhamos de esperar o rolo acabar para então revelar as doze ou vinte e quatro que nunca eram doze ou vinte e quatro porque algumas não eram reveladas por vontade própria das pessoas que o faziam, na loja de fotografia. Mais um tipo de serviço que hoje praticamente já não existe. Foi a primeira vez que tirei a fotografia ao papamóvel, na altura desconhecia o seu destino e já agora, o meu também. Voltei a fotografá-lo uns anos mais tarde, por acaso (2) e anos depois em frente à Sé (1). O Diário de Notícias da Madeira, de vez em quando, nos presenteia com edições antigas completas em PDF e também recentemente disponibilizou a edição de 4 de maio de 1991, uns dias antes da visita de João Paulo II, com boatos da capital estampados na capa (3). Nesse dia 4 de maio se forem ver em (3) a programação da RTP-Madeira, passou o McGuiver, o Rotações e o Caminho das Estrelas também, tudo mais ou menos à hora de almoço que é o tempo que se convencionu chamar ao intervalo entre as doze e as catorze horas. No sábado seguinte, véspera da visita do Papa, também deve ter sido esse o alinhamento. À tarde fui para a catequese, mas disso já falei aqui há uns dias atrás. 

Referências:

Sem comentários: