terça-feira, maio 25, 2010

PRECONCEITO POR PRECONCEITO, PREFIRO O MEU

(Madrid) Estava há uns dias a falar com um amigo que recentemente se mudou para uma empresa chinesa. Já se sabe,  nos primeiros dias tudo é maravilhoso e esperemos, sinceramente, do fundo do coração, que não seja só nos primeiros dias. Estava-me a dizer que os chineses são fixes. São bué fixes, escrevia ele no PC. Respondi, mas eles não são um pouco fechados? Fechados, perguntou com ar de nojo quase ofendido! Acrescentou, porque dizes isso?!

Eu não sei mas parecem pertencer a um grupo fechado. Digo eu, preconceito meu. Isso são os donos de restaurantes, como os portugueses imigrantes lá fora, disse-me ele de cátedra. Verdades eu não tenho mas parece-me a mim que um chinês dono de restaurante em Portugal é tão representativo dos chineses como um trabalhador de empresa de telecomunicações também em Portugal. Parece-me a mim que o português emigrante em França ou noutro sítio qualquer é tão representativo dos portugueses como eu que escrevo estas linhas ou como o executivo que trabalha numa das torres das Amoreiras em Lisboa. Preconceito por preconceito vou ficando com meu que me parece tão válido como o dele.

Sem comentários: