domingo, novembro 22, 2009

ILUMINAÇÕES DE NATAL - FUNCHAL

NATAL NO FUNCHAL - RUA CÂMARA PESTANA
(Lisboa) Rua Câmara Pestana, cidade do Funchal.

Sobre Câmara Pestana:

Câmara Pestana (Dr. Luiz da) Nasceu no Funchal, na rua que tem hoje o seu nome e na parte dela que pertence á freguesia da Sé, a 28 de Outubro de 1863, sendo filho de Jacinto Augusto Pestana, antigo oficial-chefe da repartição da secretaria do governo civil deste distrito, e de D. Helena Ana da Câmara Pestana, pertencente a uma antiga e distinta família madeirense.

Frequentou o liceu desta cidade, e depois de ter concluído os preparatórios na Escola Politécnica, matriculou-se em 1884 na Escola Medico-Cirúrgica de Lisboa, que mais tarde tanto havia de honrar como um dos seus mais abalizados professores.

Estudante talentoso e muito aplicado, gozando da mais subida consideração de lentes e condiscípulos, pela sua extrema bondade e notáveis qualidades de carácter, soube congregar em torno do seu nome uma verdadeira aureola de estima e simpatia, que o tempo só fez aumentar cada vez mais, chegando a atingir as proporções de uma verdadeira adoração. A tese que escolheu para defender na conclusão do seu curso medico intitulava-se O micróbio do carcinoma, revelando-se já neste estudo as tendências do seu espírito para os trabalhos de laboratório, em que mais tarde se afirmou tão distintamente.

Terminados os seus trabalhos escolares a 24 de Julho de 1889, iniciou desde logo diversos estudos acerca da especialidade a que depois inteiramente se dedicou e que para ele constituiu até ao fim da vida a mais absorvente aspiração do seu espírito.

(...)

A Câmara Municipal do Funchal mudou o nome de Pretas para Câmara Pestana da rua onde se encontra a casa em que ele nasceu.

Nesta casa foi colocada uma lapide de mármore, que contém, alusiva ao facto, a seguinte inscrição: Casa onde nasceu em XXVIII de outubro de MDCCCLXIII o insigne bacteriologista português, Dr. Luiz da Câmara Pestana, falecido em Lisboa aos XV dias de Novembro de MDCCCXCIX, vitima da peste bubónica que enfestou a cidade do Porto, e a cujos estudos se dedicou com a maior abnegação e altruísmo humanitário. Homenagem da classe medica da Madeira. 1913.

A inauguração desta lapide, que revestiu particular brilhantismo, realizou-se a 15 de Novembro de 1913, décimo quarto aniversario da morte de Camara Pestana. Foram os médicos madeirenses que tomaram a iniciativa desta homenagem, prestada ao seu abalizado colega e ilustre e malogrado patrício.

É a única inscrição lapidar que existe nas ruas desta cidade.

in Elucidário Madeirense.

Sem comentários: