domingo, março 22, 2009

NÃO USEM TRANSPORTES PÚBLICOS?

(Huntingdon, Reino Unido) Fiquei surpreendido com a notícia deste domingo do Diário de Notícias da Madeira sobre a proibição de usar os transportes públicos os estudantes que tenham passe escolar nas férias da Páscoa.

O objectivo não seria que cada vez mais pessoas usassem o transporte público? Ainda para mais estudantes, a maior parte deles, com um desejo muito grande de mobilidade. Sinceramente não percebo.

Além do mais a acção do estudante não se esgota no percurso casa escola, escola casa. O cidadão pode precisar de se deslocar a algum lado com fins académicos: vai estudar para casa de um amigo, ou vai a um determinado lugar para procurar elementos de estudo. Pelos vistos o passe social escolar deve ser proibido de usar ao fim de semana. Será? Mas quem será o autor destas medidas tolas?

A Madeira tem para aí uns 300.000 habitantes, será que alguém imagina 300.000 automóveis particulares a circular na Ilha? Um para cada pessoa? Continuo espantado com estas notícias que me chegam da minha terra, ainda para mais numa altura em que muitas pessoas no mundo já perceberam que o modelo de desenvolvimento terá de ser repensado e que é impossível haver no mundo um carro por habitante.

Sem comentários: