domingo, dezembro 21, 2008

SOLSTÍCIO

NEWGRANGE - IRLANDA
(Lisboa) Se todos os dias tirar uma fotografia do Sol quando este atinge o seu ponto mais alto (aí por volta do meio dia) verá a sua altura em relação à linha de horizonte variar. O Sol subirá mais alto no Verão e subirá mais baixo no Inverno. Isto provavelmente já saberá, mas sabe porquê?

A foto em cima é de Newgrange um monumento construído por volta dos anos 3200 AC. Fica na República da Irlanda. No dia do Solstício de Inverno, o sol, ao nascer, entra pelo canal de acesso cuja entrada consegue-se ver na imagem e atinge a câmara central. Nesse dia, à hora em que o Sol nasce não é preciso lanterna para entrar lá dentro. As visitas para ver este evento astronómico são sorteadas em Setembro das candidaturas feitas pelos visitantes ao longo do ano.

NEWGRANGE - IRLANDA
A Terra orbita à volta do Sol num plano. Pegue numa laranja e no candeeiro da sua mesinha de cabeceira e faça o teste. Rode a laranja num plano horizontal à volta do foco de luz e terá uma representação de um ano terrestre por cada circunferência completa que realizar. Agora pare a órbita e rode a laranja em torno do seu eixo. Se o eixo for perpendicular ao plano em que estava a orbitar verá que a luz ilumina a laranja toda após cada rotação sobre si mesma. Se numa segunda experiência inclinar o eixo de rotação da laranja sobre si mesma para um dos lados verá que há pontos que nunca são iluminados pelo Sol, neste caso, pela lâmpada. Não é fácil descrever em palavras conceitos tão visuais como estes.



No Hemisfério Norte hoje é o dia mais curto do ano. No Hemisfério Sul é ao contrário. Hoje começa o Inverno no Hemisfério Norte mas se nos está a ler, por exemplo, de São Paulo no Brasil este é o primeiro dia de Verão.

Sem comentários: