domingo, novembro 09, 2008

COISAS DE MADEIRA: A POEIRA ASSENTA

(Lisboa) Uns dias depois do episódio da bandeira nazi. Uns dias depois da suspensão ridícula de mandato do Sr. Manuel Coelho. Uns dias depois de um deputado ser impedido de entrar na Assembleia Regional. Uns dias depois de um tipo ter dado um pontapé a outro que protestava. Uns dias depois, toda esta história continua a parecer uma piada.

Uma piada por que um deputado foi punido e ameaçado de ver tirada a sua imunidade parlamentar por emitir uma opinião. A imunidade parlamentar existe por alguma razão. Talvez exista por que um deputado tem de ter alguma independência para poder intervir com liberdade. Imunidade parlamentar não é uma regalia para ser usada para fazer ilegalidades sem ser responsabilizado como alguns textos que por aí andam patrocinam. Concordar com o levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PND é admitir que esta só serve para isso mesmo: para uns privilegiados poderem fazer o que querem sem ser responsabilizados.

A suspensão e todas estas trocas e baldrocas que o PSD-M fez e vai continuar a fazer vai ficar por isso mesmo por que quem manda são eles, por que quem faz as regras são eles e mesmo contra as regras quem manda são eles.

Há uns dias atrás um colega meu de trabalho, que vive no Restelo, zona de muitas embaixadas rotulava alguns países de Banana Countries. Os tais Banana Countries não têm propriamente uma definição mas todos sabem os que se enquadram nessa definição. A Madeira está cada vez mais próxima não de um Banana Country mas de uma Banana Region. Se esse meu colega fosse português talvez dissesse República das Bananas. É isso que a Madeira cada vez mais caminha para: uma República das Bananas sem regras definidas, sem leis definidas e onde o poder pode alterar essas mesmas regras.

Sem comentários: