sábado, janeiro 20, 2007

FICHAS DA IRLANDA - 063 (DUBLIN)

CUSTOM HOUSE, DUBLIN, REPÚBLICA DA IRLANDA(Lisboa) É bem verdade que as pessoas só vêem o que conhecem. Podemos passar pelas coisas e não ver nada por que não conhecemos por que não nos interessa, por que não temos curiosidade para saber mais sobre aquilo. O edifício em cima é a Custom House. Um edifício do século XVIII que serve de casa do Department of Environment, Heritage and Local Government. Fica situado a norte do Rio Liffey. Era aqui que eram cobrados taxas aos barcos que passavam por Dublin. Com o deslocamento do Porto da Capital Irlandesa mais para o lado do mar este edifício pareceu perder significado. E foi muito cara a sua construção finalizada em 1791. Dizem por aí que custou 200000 libras. Uma pipa de massa ainda hoje mas na altura muito mais.

Rio Liffey e uma das pontes que o atravessaO Rio Liffey divide Dublin na parte Norte e na parte Sul. Na parte Norte os códigos postais são ímpares e na parte sul são pares. Várias pontes ligam as duas margens do rio. Sean O'Casey Bridge é o nome da ponte da imagem acima. Foi desenhada de maneira a poder rodar noventa graus sobre os seus dois pilares de maneira a poder deixar passar barcos maiores. Foi concluída em 2005.

JEANE JOHNSTON, BARCOO Jeane Johnston ancorado em Dublin, República da Irlanda. Também por aqui passou um barco da Marinha Portuguesa, mas não registei o nome. Sei apenas que tinha bandeira portuguesa e que era militar.

Loopline Bridge usada pelo DART em segundo plano, em primeiro plano Loopline Bridge é usada por comboios, entre os quais o DART. Foi construída em 1891. É a ponte que está em segundo plano por que em primeiro está a Butt Bridge, concluída em 1879 (100 anos antes do autor destas linhas nascer!).

Sem comentários: