quinta-feira, setembro 14, 2006

CASOS DE POLÍCIA - EPISÓDIO DE HOJE: DADAMOVEL

(Lisboa) Casos de Polícia são crónicas que escrevo que num país justo e democrático dariam direito a cadeia para algumas pessoas mas em portugal não passam do bate boca de cafés habitual tal como muitas outras coisas como por exemplo questões fiscais.

Portugueses, hoje dirijo-me a vocês para contar uma história. Não é estória porque não é ficção e não são relatos de viagens ou fotografias. Hoje são só palavras, palavras duras e mal escritas como aliás já é hábito aqui no meu modesto estabelecimento.

A história começa num solarengo dia seis de Setembro de 2006. Estava a navegar na internet quando surge-me à frente uma janela sem ter pedido nada. Já é uma prática muito habitual estas janelas popups e são um péssimo sinal para o site que as tem. Causam irritação a quem se confronta com elas e se ocuparem o ecrã todo e tiverem música como esta tinha ainda é pior. É uma página de pouca confiança ou pelo menos um mau sinal.

Depois de surgir essa janela inscrevi o meu número de telemóvel na janela para poder beneficiar dos conteúdos grátis. Passados uns segundos recebo uma password, uma palavra-passe, que me dá acesso à minha conta. Tem lá uns termos de serviço que me dizem que o serviço é automaticamente renovado todas as semanas e após a primeira semana que é grátis será me cobrado quatro euros por semana. Já comecei a sentir vontade de cancelar o serviço mas depois de clicar para ver que serviços tinha activos descobri que não tinha nenhum serviço activo. Menos mal. De qualquer maneira e já prevendo a esperteza saloia e gananciosa que muitos por aí decidi seguir as instruções para cancelar o serviço pois não queria continuar registado naquele site. Mandei do meu telemóvel SAIR para o número que eles indicavam da maneira que indicavam. Responderam-me, as máquinas automáticas, a dizer que não estava registado no serviço. Se o site diz a mesma informção fiquei tranquilo e tentei não pensar mais no assunto mas como já tenho algum know how de bronquice, de saloice e de esperteza achei que iria ter mais notícias destas criaturas peganhentas.

E tive. Ontem debitaram-me quatro euros da minha conta depois de me terem mandado uma porcaria qualquer, não solicitada, para o telemóvel que foi imediatamente apagada não fosse um vírus ou outra coisa do género.

Se fosse brasileiro diria: FIQUEI PUTO. Telefonei lá para o número desta gente: o 808963696 e cancelei o serviço mas não recebi nenhuma mensagem e dizer que estava de facto cancelado. Fiquei desconfiado e fui investigar o que diz o povo sobre esta empresa. O Google pareceu-me um bom ponto de partida para as minhas investigações. E descobri isto. Uma lista enorme com várias reclamações e todas a se queixar do mesmo. Tudo a mesma coisa. A mesma dificuldade em retirar estes parasitas associados aos respectivos números de telefone.

Segui o conselho de uma dessas mensagens e mandei por email para dois endereços a seguinte mensagem:

I live in Portugal and last week I simply put my mobile number in your site (+351 XXXXXXX91) and received a message with a password. Then I tryed to cancel the service in the same day and today I lost 4 euros. I don´t want your services anymore. Please cancel all my connections with your company. If any 4 euros more are taken from me I will go to police and take actions in court against your company.

Thanks

Ricardo

Isto de escrever em inglês é outra coisa que sei fazer também. Outra qualidade minha que nunca vos tinha transmitido. Na verdade escrevi em inglês porque não sabia quem estaria do outro lado. E hoje recebi a resposta. De manhã e disseram-me boa tarde, isto é para verem como esta gente tem o fuso horário trocado e devem estar habituados a outras latitudes talvez:

Boa tarde,



O serviço foi cancelado para o número de telemóvel +351 XXXXXXX91. A DADAmobile segue todas as directivas legais e impostas pelos operadores portogueses para a comercialização deste tipo de serviço. No momento da subscrição o utilizador deve aceitar os termos e condições descritos no nosso site (http://pt.dadamobile.com/inc/pt/terms.html).



Obrigado por utilizar os nossos serviços.


Customer Care

DADA Mobile SpA

Repararam no "portogueses"? Está mal escrito. Deve ter sido escrito à pressa porque eles devem estar cheios de trabalho a responder a reclamações. Como de costume não há nomes. Mais um mau sinal da empresa. E será que acabou mesmo esta história? Vou ficar em stress até à próxima quarta-feira mas vou queixar-me à TMN, à Anacom, ao Instituto do Consumidor e à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica. Provavelmente as coisas vão ficar só por aqui porque eu sou só o Ricardo Figueira e estamos em Portugal mas tenho de fazer isso porque se não o fizer não poderei sentir que fiz tudo o que estava ao meu alcance. Num país ainda injusto em muitas coisas como este é isto é o máximo que posso fazer. Colocar as cartas na mesa, explicar a situação e pedir justiça. Já agora, nada me move contra a TMN mas só achei estranho a passividade com que trataram o problema, o meu e de toda a gente que reclama pelas mesmas razões.

E Deus pergunta-me: Ó Ricardo e achas que eles vão te devolver os quatro euros que te roubaram? A palavra é mesmo essa: roubaram. Eu li as condições de serviço e decidi cancelar e não consegui. Não é possível cancelar o serviço no site por isso foi mesmo roubo porque eu tentei evitar a situação e não consegui porque as coisas não estavam a funcionar e a mesma facilidade de registo não me foi concedida no acto de cancelamento por isso a palavra não é usada de ânimo leve: foi mesmo um roubo e esses senhores são uns ladrões sim! Eu acho que não vão devolver os créditos porque estamos aqui: em Portugal e aqui reina a impunidade e se reina em coisas maiores também nestas pequeninas reina.

Em sonhos já me imaginei a cravar a minha espada de samurai no administrador da dadamovel. Já me imaginei a bombardear a sede em Itália. Sonhar é bom e é justo.

Sem comentários: