domingo, novembro 06, 2005

A POUCA AMBIÇÃO DE SÓCRATES

Iha da Madeira, Portugal

Já sabemos que o nosso Primeiro Ministro não acredita ser possível elevar o salário mínimo para quinhentos euros até 2010. Nem sabemos quando será isso alcançado. Segundo José Sócrates: É muito importante que se perceba que nós temos que ter contenção nos custos salariais. Conclusão: teremos de ter contenção nos nossos objectivos também? E de que se trata a contenção nos custos salariais? É pagar o menos possível o suficiente para as pessoas não se irem embora porque está difícil arranjar emprego? É nisso que se baseiam os empresários portugueses? A resposta do trabalhador poderá ser: bem, já que me pagam o mínimo possível, o suficiente para eu não me ir embora vou produzir o mínimo possível, o suficiente para não me mandarem embora ou o suficiente igual ao meu colega de trabalho, afinal vamos ganhar o mesmo.

José Sócrates adianta também que Não vivemos tempos em que possamos agora adoptar propostas absolutamente demagógicas. Os tempos são de realismo. Uma pergunta, existem tempos em que se possam ter conscientemente medidas demagógicas? Existem tempos que não sejam de realismo? Quando prevê o Governo que o salário mínimo chegue aos quinhentos euros?

Sem comentários: