terça-feira, novembro 01, 2005

E AGORA AS PRESIDENCIAIS

Image hosted by Photobucket.com
Aníbal Cavaco Silva foi o último a se apresentar como candidato às Presidênciais. Afastou-se de uma colagem ao PSD não sendo candidato de nenhum partido abertamente como o são os outros candidatos. Apresenta-se como um voluntário para ajudar o país a sair da crise usando o papel do Presidente com essa intenção. Acredita que pode conseguir o que pretende essencialmente por quatro razões: pelo conhecimento que tem da realidade portuguesa, pelo conhecimento que tem do quadro internacional em que Portugal se insere, pela experência governativa de chefe de governo e por último pela responsabilidade que sente em alterar o rumo do país. SÍTIO NA INTERNET.

Francisco Louçã é a bola da vez no Bloco de Esquerda. Francisco Louçã impressiona qualquer um pela sua inteligência. Inteligência nos argumentos que utiliza e pelo alinhamento que sempre tem.

Jerónimo de Sousa pela segunda vez na corrida. É o candidato do PCP. Tradicionalmente o PCP apresenta candidato próprio. O costume de assumir presença e de concluir o que se começa já seria um bom princípio. Espero que esta não seja mais uma candidatura para desistir nos últimos dias já que para além de pretender derrotar a direita importa conseguir a derrota dessa mesma direita com os muitos candidatos de esquerda já que teoricamente com mais candidatos estariamos menos fortes.

Manuel Alegre. Já começou em segundo. Se conseguir ter mais votos que Mário Soares seria já uma vitória. Depois de ter sido afastado pelo PS nas Presidenciais manteve o rumo e candidatou-se. Certamente que é preciso coragem para apresentar uma candidatura sendo ele um destacado militante socialista. Tem muito menos a perder que a outra candidatura socialista já que corre quase sozinho. O PS pode ficar muito mal tratado depois destas Presidenciais se Mario Soares ficar em terceiro. Imagino que se ficar em segundo com Manuel Alegre Presidente o estrago será ainda maior.

Mário Soares na Internet. Mas voltando as atenções para o candidato. Já esteve na presidência durante dez anos e regressa porque sente que o país está numa situação difícil e também porque o partido parece não ter encontrado outro candidato que garantisse uma melhor prestação. Para já a primeira batalha de Soares será com Manuel Alegre. Se perder essa batalha não só será uma derrota para o próprio mas também será uma derrota para o PS que depois do fraco resultado das Autáquicas procura aumentar a sua auto-estima.

Sem comentários: