segunda-feira, janeiro 31, 2005

TRANSPORTES EM LISBOA - UM CAOS

O Metro de Lisboa só complica a vida às pessoas ao instituir zonas na sua rede. Isto de chegar ao Senhor Roubado ou à Pontinha e a partir daí ser outra zona é pouco prático. São três as estações que ficam fora da coroa de Lisboa. Que estupidez. Justifica isso?

Mas se as coisas forem práticas não é bem mais fácil para todos? Para quê tantos modelos de passes? Já olharam para o preçário dos passes? Conseguem encontrar o vosso passe nessa lista antes de ter passado cinco minutos? Há passes desta companhia mas não daquela. Há para todos os gostos e de todas as cores. Dificultar a mobilidade dos indivíduos é disso que se trata. Não é com transportes destes que se consegue promover o uso.

E depois há a questão das boas maneiras de comunicação dos funcionários das companhias. Haja paciência!

Alguém já explicou às múmias que conduzem os autocarros da Rodoviária Nacional que há transportados que não se consideram gado? Alguém já iluminou aquelas cabeças na arte de conduzir um transporte colectivo?

Para não falar dos sentidos nas ruas de Lisboa. Será que a Câmara de Lisboa não pode dar uma mãozinha na ordenação do Tráfego? Uma ajudinha. Uma pequenina. Já viram quanto tempo de vida e dores de cabeça se poupavam com melhor sinalização e melhor distribuição de sentidos nas ruas? Porquê que as coisas são sempre para quem sabe? Será que quem não sabe não pode aprender de uma maneira que não seja dolorosa? Sim porque quem não sabe tem de aprender ou não?

Sem comentários: