sábado, setembro 13, 2003

RECOLHA DE BAGAGEM EM CABO VERDE


Depois de sair do barco adivinha-se a confusão. Montes de gente à espera da sua bagagem. Não há uma área de descarga: a grua do barco pega na carga dentro do navio e vai coloca-la no espaço que se formar quando as pessoas se derem conta que estão debaixo de um contentor. Quem está debaixo do contentor de carga de algumas toneladas e a apenas uns metros da sua cabeça preso por uns ferros ferrugentos a uma grua velha também não parece muito preocupado com a situação.
Mas a verdadeira confusão ainda estava para vir. Ninguém nos informa onde e como será entregue a bagagem. Ninguém nos diz nada porque não há nada para dizer. A bagagem é retirada nos seus contentores e levada para o portão do Porto. Depois é de quem a apanhar. É mesmo assim.
A vantagem de levar uma mala pesada: se alguém pegar na tua mala e tentar fugir é fácil de alcançar. No fim do festim lá estava a minha bagagem sozinha a meio do contentor à minha espera. Sorri como que a responder a um sorriso da mala imaginando que ela estivesse contente por me ver também.