domingo, agosto 10, 2003

PORTO SANTO A MUDAR

Muitas vezes oiço que o Porto Santo está a ficar estragado que já não é o que era que está cheio de hoteis que existem muitos carros que existe muita confusão. É verdade? Talvez.

Agora levar o carro da Madeira para o Porto Santo já é mais prático e económico. O que só os ricos podiam fazer há uns anos atrás tornou-se um pouco mais fácil agora para os que não são ricos. E isso é mau? Talvez seja mau para o ambiente mas não é com preocupações ambientais que essas críticas são feitas. Essas críticas são feitas porque não é muito bom a igualdade de oportunidades por estes lados ou então por questões reaccionárias. O mais importante é que é positivo o aumento da mobilidade das pessoas.

E o Porto Santo vai ficar cada vez mais cheio de carros e de gente e cheio de hoteis? Provavelmente sim. E será a comunidade e o colectivo a resolver esse problema. Não se pode é querer condenar uma ilha a ficar imutável só para alimentar a nossa saudade e o nosso desejo egoísta de querer os sítios só para nós da maneira como eles eram na nossa infância ou como eles eram na nossa adolescência ou juventude.

Mais cedo ou mais tarde esta moda de uma pessoa, um carro, um telemóvel, uma casa é capaz de passar e poderá haver um pouco mais de colectivo na vida que se leva. Mas isso já é outro assunto e não deve ser razão para se castrar o desejo de uma região de querer viver melhor. É disso que se trata aqui. As pessoas do Porto Santo querem viver melhor e muitas estão provavelmente a lutar por isso.

Sem comentários: