domingo, setembro 07, 2003

SANTO ANTÃO

Santo Antão é uma ilha violentamente desenhada no meio do Atlântico. É parecido com a ilha da Madeira. Faz lembrar, em algumas coisas.
Ribeira Grande é pequeníssima. Fica a norte da ilha e pode ser um ponto de partida para conhecer a Ponta do Sol, o Paul (Vila de Pombas) e Ribeira de Janela.
A Ponta do Sol é onde fica o aeroporto. O aeroporto está fechado a maior parte do tempo e consiste numa pista pequeníssima e um edifício com dois andares em que o andar superior serve de torre de controlo. A pista pequeníssima é mesmo pequeníssima. Só visto. Nem sei como é possível aterrarem aviões lá, mas aterram. Ponta do Sol estava deserta quando passei por lá. Só algumas pessoas na rua, nas portas das casas. Estava muito calor e só um forasteiro como eu podia desafiar o tempo daquela maneira andando pela estrada como se estivesse atarefado. Quase que derreti nesse dia. Às vezes Ponta do Sol parece uma cidade fantasma.
O Paul é lindo. É a imagem mais forte que me ficou de Santo Antão. Um vale fundo e profundo. Verde, cheio de vegetação parece um paraíso. É provável que se pense ao passar por lá que deve ser um sítio agradável para se viver. Fiquei a pensar no que perdi em não avançar mais no vale. Acho que perdi muito.
Porto Novo é onde se apanham os barcos para o Mindelo. Embora pequeno, é maior que a Ribeira Grande e parece que está a crescer pela vertente.

Sem comentários: