sábado, janeiro 17, 2026

AMERA RUMO A SIDNEY

AMERA - FUNCHAL - PORTO DO FUNCHAL

(Lisboa) Olá, eu sou o Amera, não vou à Lua como a Artemis II, mas vou ficar muito mais tempo fora de casa do que eles e estou de passagem pelo Funchal. Esta poderia muito bem ser a apresentação, se o navio falasse, num filme promocional desta longa viagem. A travessia começou a meio de dezembro, na Alemanha, um sítio onde o frio é levado a sério, e termina em março, em Sydney, na terra dos cangurus. Um dia destes mostro-vos uma fotografia de um canguru na Madeira, lá pelos anos 90 do século XX, no Santo da Serra. Fotografia verdadeira, sem filtros, do tempo dos rolos de fotografias e sem aquela coisa sem sal da inteligência artificial.

Ao fundo, em silêncio, vê-se uma parte da Deserta Grande, imóvel, a assistir a mais uma destas visitas internacionais.

Na imagem também o pequeno grande protagonista: o barco do Porto do Funchal. Pequeno no tamanho, enorme na responsabilidade, é ele que ajuda os gigantes nas manobras e os faz parecer surpreendentemente ágeis. O David troca mensagens em VHF com o Golias, numa linguagem própria, que não vem nos guias turísticos.

O Amera não ficou para a passagem do ano, muita gente importante também não, fez apenas uma escala, fica bem dizer que prometeu voltar, mas a sua presença fica registada.

Boa viagem, Amera.